11.8.11

Cine-Resenha: Assalto ao banco central

O filme "Assalto ao Banco Central" é uma obra de ficção, inspirada no maior roubo a banco do século. Envolvendo desde a preparação da quadrilha aos bastidores da investigação da polícia federal. Em Agosto de 2005 164.7 milhões de reais foram roubados do Banco Central em Fortaleza, Ceará. Sem dar um único tiro, sem disparar um alarme, os bandidos entraram e saíram por um túnel de 84 metros cavado sob o cofre, carregando 3 toneladas de dinheiro. Foram mais de três meses de operação. Milhares de reais foram gastos no planejamento. Foi um dos crimes mais sofisticados e bem planejados de que já se teve notícia no Brasil.
Globo Filmes, direção de Marcos Paulo.

Segunda-feira fui ao cinema. Estava disposto a ver o filme Assalto ao banco central. Antes, eu pensava que me arriscaria em assistir um filme brasileiro no cinema, mas me arrependo de ter esse pensamento. Por mais que tenha ficado pouco (muito pouco) tempo na minha cabeça. 

A história se baseia no assalto ao banco central brasileiro, coisa de Hollywood. Muito bem planejado sem mortes (na operação). Andei olhando algumas resenhas e muitas pessoas criticaram a direção de Marcos Paulo e muitos acharam que ele colocou os típicos elementos novelísticos ali.

O romantismo e cenas (um pouco) menos violentas. Não sei sou inexperiente nessa coisa de filmes, mas achei perfeita toda a forma como o filme foi colocado na telona. Desde o primeiro ao último minuto. Começamos com os relatos dos que foram pegos pela polícia e o início do planejamento do assalto. Como a quadrilha se formou, e tudo o que acontecia desde o planejamento ao fatídico assalto.

Quando a ação acontece, começa aí uma corrida dos brilhantes Lima Duarte e Giulia Gam para conseguir descobrir e prender os participantes do crime. O cinema nacional está em um ótimo momento, se assemelhando a obras dos cinemas mais respeitados do mundo. A qualidade do roteiro é inevitável tendo um belo fato para falar sobre. Ora, o maior assalto a banco do século!

O filme tem suas doses de ação com Giulia e Lima como também o romance com o triângulo amoroso Milhem Cortaz, Hermila Guedes e Riberto Leão mas também não dispensa a comédia com todo o bando do assalto. Destaque para Vinicius de Oliveira como o desajeitado Devanildo, vários momentos de risada no filme credito a ele.

Assalto é um filme muito bom, mal classificado por quem esperava algo como Tropa de Elite. Fato é, nenhum filme é igual ao outro. E aposto que se fosse muito parecido as pessoas logo classificariam como plágio ou coisa parecida.

Fato é, Assalto ao banco central é uma ótima pedida para filme brasileiro e recomendo muito que reserve um tempo na sua vida para ir ao cinema e compartilhar desta história!


Nenhum comentário:

Postar um comentário