Continuando a minha "corrida" para terminar as leituras que tinha deixado pela metade, Perdida foi uma ótima surpresa. Um chick-lit brasileiro que conta a história de uma mulher totalmente dependente de tecnologia e "moderninha" que depois de um incidente, acaba comprando um celular novo e indo parar no século dezenove. Sofia imediatamente encontra a ajuda de Ian Clarke, que a hospeda em sua casa, fazendo a personagem passar por grandes descobertas enquanto tenta encontrar um jeito de voltar pra casa.
O primeiro romance de Carina Rissi é bem despretensioso, ao mesmo tempo em que se encaixa nos parâmetros das grandes escritoras de "literatura para mulheres" internacionais. Com a ambientação no Brasil, ela nos traz a sua versão do gênero, tendo um sucesso imediato. Rissi já se tornou um nome grande na literatura brasileira. Feito muito merecido, afinal, este livro é muito bem escrito, estruturado, idealizado e convincente e imagino que os outros também sejam. Bem, por enquanto só existe um (Procura-se um marido, lançado em 2013), embora Perdida 2 já esteja por vir! ;)
A história começa com o enredo já se desenrolando e a maioria dos personagens nos sendo apresentados logo nos primeiros capítulos. Temos a oportunidade de conhecê-los melhor no decorrer do livro e a forma como a autora os desenvolveu os tornou carismáticos e com um forte apelo de torcida por seus finais felizes. É incrivelmente fascinante acompanhar as curiosidades e diferenças entre as épocas abordadas no livro, o desespero de Sofia acaba virando o nosso quando nos imaginamos com as privações que ela tem que se submeter por estar perdida em um tempo diferente.
O final é satisfatório, mas bem clichê. O que me põe a pensar que mesmo tendo várias qualidades, o livro acaba perdendo pontos por acontecer exatamente o que você já sabia que ia acontecer. Além de tudo, possui muita semelhança com os desfechos da maioria dos outros livros do gênero, por isso não me agradou muito. Apesar de tudo, Perdida ainda é um livro que eu indico muito e que apreciei do começo até o fim. Bastante divertido, pra se ler nas férias ou até mesmo durante uma ressaca literária, pra poder aliviar os ânimos. É o tipo de livro que cai pra qualquer momento. Recomendo!
Editora: Verus
Autora: Carina Rissi
Série: Perdida - Livro Um
Título original: Perdida
Páginas: 360
4 de 5
Nenhum comentário:
Postar um comentário