14.1.11

moviebook, #1.


Está começando a primeira edição da coluna moviebook, hoje mostrarei a resenha do filme Preciosa, além de mais algumas notícias sobre o mundo do cinema Moviebook está no ar!


Título original: (Precious: Based on the Novel Push by Sapphire)
Lançamento: 2009 (EUA)
Direção: Lee Daniels
Atores: Gabourey Sidibe, Mo'Nique, Rodney Jackson, Paula Patton.
Duração: 110 min
Gênero: Drama

1987, Nova York, bairro do Harlem. Claireece "Preciosa" Jones (Gabourey Sidibe) é uma adolescente de 16 anos que sofre uma série de privações durante sua juventude. Violentada pelo pai (Rodney Jackson) e abusada pela mãe (Mo'Nique), ela cresce irritada e sem qualquer tipo de amor.

O fato de ser pobre e gorda também não a ajuda nem um pouco. Além disto, Preciosa tem um filho apelidado de "Mongo", por ser portador de síndrome de Down, que está sob os cuidados da avó. Quando engravida pela segunda vez, Preciosa é suspensa da escola. 

A sra. Lichtenstein (Nealla Gordon) consegue para ela uma escola alternativa, que possa ajudá-la a melhor lidar com sua vida. Lá Preciosa encontra um meio de fugir de sua existência traumática, se refugiando em sua imaginação.

"Uma história de esperança" é o seu slogan e esse é realmente o fundo moral que o filme tem. É completamente triste ver Preciosa ser maltratada por sua mãe durante o filme inteiro. O filme é bem triste e mostra uma dura realidade. 

A dublagem é horrorosa e estraga em partes o que o filme é. Bem, como todo filme esse tem seus defeitos. O exemplo é colocar muitas coisas, fazer o público pensar que o filme está acabando e depois mostrar que ainda há muito mais.

Mesmo que se mostre o fim (Bom ou ruim, não vou dizer) de Preciosa, não se sabe se seus outros problemas vão se acabar, como por exemplo uma doença adquirida pelas relações sexuais com seu pai. Todos os seis oscars são merecidos e quase clichê para filmes desse gênero.

É de praxe que todas as atuações neste filme sejam ótimos, desde Mariah Carey à Mo'nique, a má Sra. Jones. Recomendo assistir o filme, mas legendado. E se você não gosta de um filme muito melancólico, melhor se afastar deste longa. 

Campeões de bilheteria no Brasil - Janeiro
#1 De pernas pro ar#2 As crônicas de Nárnia - A viagem do peregrino da alvorada
#3 Tron - O legado
#4 72 horas
 #5 Megamente
#6 Harry Potter e as relíquias da morte
#7 A rede Social
#8 Muita calma nessa hora
#9 Tropa de Elite
#10 Amor por contrato

HotNew Of the Week

Pordutor de Amanhecer revela detalhes

<Spoiler>

O produtor Wyck Godfrey falou sobre o novo filme da Saga Crepúsculo: Amanhecer em entrevista ao jornal americano USA Today. Ele falou sobre a divisão em duas partes, a baixa censura, as semelhanças com o livro e as cenas mais picantes, que foram gravadas na passagem do casal Robert Pattinson e Kristen Stewart pelo Brasil.

- Nós queremos conduzir a plateia pela parte emotiva da jornada de Bella se tornando uma vampira. A primeira parte mostrará o casamento, a lua de mel e o nascimento. O filme acaba logo que ela começa a se transformar.

Sobre a censura (13 anos nos Estados Unidos), ele disse que "seria um crime" forçar um aumento na idade sendo que boa parte da legião de fãs não atingiu a maioridade.

- Mesmo assim, esse filme é baseado em um livro bem mais maduro. Nós temos que progredir e ficar mais sofisticados.

Falando mais sobre a história do primeiro segmento, ele diz que haverá espaço no filme para o dilema de Jacob, interpretado por Taylor Lautner, enquanto o casal principal lida com a gravidez de Bella.

Já sobre as cenas de sexo, ele reiterou que não se trata de um filme erótico.

- Mesmo com a relação física entre os dois indo bem além do que foi mostrado nos outros três filmes, não vai se tornar um filme erótico. É uma parte legítima e importante do filme - romântica e sensual.

Wyck diz ainda que a segunda parte reserva mais ação e riscos para os persongens.

- O casamento não será exatamente a experiência que eles planejavam.

Todos esses problemas só poderão ser vistos em 2012, mas a primeira parte de Amanhecer estreia ainda este ano nos Estados Unidos, em 18 de novembro. As duas partes serão dirigidas por Bill Condon (o mesmo de Dreamgirls - Em Busca de um Sonho).

É isso, o nosso moviebook termina agora e aqui. Até a próxima semana, com mais uma notícia quente, uma resenha e as bilheterias em todo o Brasil. 

Hey, o post não acabou: Como ninguém é de ferro, não custa nada fazer um comentário! Deixando sua opinião - críticas? great!


@ /  Bobagens e Livros

Um comentário:

  1. Adorei a resenha de Preciosa, é um filme excelente mesmo!!
    Avho que estão fazendo muito drama em torno do lançamento de Amanhecer. Tenho certeza que as cenas de sexo que todo mundo está esperando vai ser mais sem graça do que as livros.
    Censura 13 anos ?! É uma piada isso =X


    Abraço



    Luiz Silva
    blogueiroleitor.blgospot.com

    ResponderExcluir