Uma garota de cidade pequena que tem um sonho de se mudar pra cidade grande e ser uma estrela. É essa a situação inicial do enredo de Bubble Gum, parece clichê, não é mesmo? Bem, é aí que você se engana. A fórmula já usada em diferentes histórias ganha um olhar crítico e ácido pelo olhar de Lolita Pille. Ela conta a história de Manon, a garota da cidade pequena, que mora em Terminus, um lugar que ela odeia, assim como a sua vida, trabalhando em um velho bistrô sem nenhum contato com o mundo que ela tanto tem vontade de fazer parte. E, vivendo a vida que a garota tanto sonha (e também narrando a historia em capítulos alternados), está Derek Delano. Um bilionário, drogado e entediado com a vida. Os primeiros capítulos tem ambos vivendo histórias distintas até o seu primeiro encontro. Enquanto Manon vê em Derek uma oportunidade única de subir na vida e ser a estrela que sempre sonhou, ele só pensa que finalmente achou alguém com quem pudesse executar o seu plano: causar a sua destruição.
Se você quer um conselho, não leia a sinopse que está na orelha do livro. Graças a Deus, eu não li e só depois de terminar a leitura que fui ver que eles resumem a história até mais ou menos as suas últimas páginas. Isso pode tirar a surpresa do enredo, assim como decepcionar as pessoas ao ver como tudo aquilo vai "demorar" a se desenrolar. Agora, à respeito do livro e como eu cheguei até ele. Foi totalmente por acaso, na Bienal, no estande da editora, por um desconto incrível e um interesse súbito nessa capa linda. Alguns meses depois, nunca imaginaria que este livro comprado sem saber do que se tratava, se tornaria um dos favoritos da vida. Não estou brincando! Até então, nunca tinha lido um livro que ao mesmo tempo em que se mostra profundo, é completamente fácil de entender e tem uma escrita tão viciante como a de Lolita. Ela mostra os prós e contras (mais os contras) da vida das celebridades, a vontade que todo mundo tem em ser famoso e a nossa capacidade de ser manipulado. Porque, sim, além do consumo de drogas e aparição de artistas, rola muita manipulação neste livro.
A acidez (e sinceridade, em certos casos) presente nos comentários de Derek e Manon durante o livro criam quotes em potencial a cada parágrafo. Ambos muito bem estruturados e criados pela autora. E, observando os personagens principais, podemos notar uma construção com diferenças e evolução ao decorrer do livro. Existe as mudanças de personalidade de Manon, que ocorrem por três vezes na história e que me foram muito convincentes, tendo em vista as coisas pela qual a garota passou. E, Derek, por si só já sendo um fantástico personagem, que me provocou aquela velha sensação de amor e ódio durante a leitura, tem sim as mudanças de visão, embora vá até o final com o que prometeu a si mesmo, ela demonstra mais humanidade à medida que o livro vai terminando. Coberto de crítica social, eu acabei por adquirir um novo olhar acerca das coisas que Lolita põe em foco neste livro.
O desfecho é incrível, surpreendente, um pouco imaginativo demais, confesso, mas que faz todo um conjunto à toda a grandeza genial e um pouco doentia presente neste livro. Ele tem vários momentos bons, poucos ruins, não me deixou entediado por um momento e foi uma boa companhia quando este tédio me atingia. Muito bem construído, bem escrito, fora dos padrões. Como uma verdadeira bad girl a autora escreve de uma forma que mostra o quão sem rumo é a mente dos personagens, ao mesmo tempo em que desde o começo sabe onde quer chegar. É coeso e ao mesmo tempo lhe falta coesão, é uma antítese dele próprio, pois mostra o quão mortal pode ser a busca pelo sonho de ser famoso e o quanto, apesar de sabermos sobre as consequências, todos nós desejamos isso. É fantástico e merece ser lido por você que está lendo esta resenha. O primeiro favorito do ano, favorito da vida e confesso que vai ser bem difícil desse posto lhe ser tirado. Que venham os outros e que venham mais livros dessa autora que já admiro totalmente.
Editora: Intrínseca
Autora: Lolita Pille
Série: Livro Único
Título original: Bubble Gum
Páginas: 272
5 de 5 + <3
Nenhum comentário:
Postar um comentário