1.5.13

Resenha: Replay - Henri B. Neto


Cecília e Gabriel não poderiam ser mais diferentes. Ela é tranquila, responsável e estudiosa. Ele é mulherengo, convencido e bagunceiro. Os dois não teriam nada em comum, se não fosse por um único detalhe: Eles já foram namorados. Mas tudo acabou mal, e agora Cissa não suporta nem mais ver o ex. Porém, o destino resolve lhe pregar uma peça, e a garota vai se ver obrigada a aceitar ser tutora do rapaz, ficando em sua companhia por mais tempo que necessário. O que ela não imagina é que Gabriel ainda não a esqueceu, e vai fazer de tudo para voltar para a sua vida.



Já tinha tido a minha primeira experiência com a escrita do Henri em seu primeiro livro, Terra das Sombras: O Guardião. Desta vez, ele deixa de lado o sobrenatural, porém permanece no YA. Sem elementos sobrenaturais, ele se vira muito bem com um romance rápido e que mostra a que veio logo nas primeiras páginas. Replay é uma short-story, em tradução literal, uma história curta. Adoro esse tipo de livro porque eles possuem um enredo mais movimentado, que acontece em poucas páginas.

Porém, nem todos os autores de short-story conseguem acertar em seus livros. Eu já li bastante destes e muitas vezes acabei presenciando uma escrita falha e uma história devagar, mesmo se tratando de um compromisso bem pequeno quanto ao número de páginas. O autor conseguiu mostrar tudo o que era preciso, ao meu ver. Embora tenha ficado me coçando de vontade de encher a caixa de e-mail dele com um pedido para uma continuação ou uma reedição, desta vez com mais página e mais história.

Henri não saiu de sua zona de conforto, continuou escrevendo gênero jovem adulto, o que não é o mínimo problema, já que ele sabe muito bem como fazê-lo. Os diálogos e trejeitos adolescentes são bastante condizentes com a realidade e é impossível não torcer para Cecília e Gabriel. Apesar de tudo, algo que me incomodou um pouco e vem me incomodando cada vez mais em livros YA é a repetição de aparência/personalidade dos mocinhos.

Agora existem bad-boys em pencas na literatura para jovens e este livro não escapa do grupo. O pior é que eu achei o Gabriel muito parecido com o Patch, de Hush Hush. Muito mesmo! Inclusive o apelido Anjo, dirigido sempre por Patch à Nora, é usado pelo personagem neste livro. Henri B. Neto conseguiu fazer uma história envolvente e ao mesmo tempo marcante, em poucas páginas, o que é um feito para poucos. Apenas provando que ele precisa mais do que nunca continuar a escrever! Recomendo! Ainda mais porque está de graça em e-book na Amazon.com.br!

Editora: Independente
Autor: Henri B. Neto
Série: Livro Único
Título original: Replay - Os opostos não se atraem... Se colidem
Páginas: 122
Nota: 3,5 de 5

2 comentários:

  1. Olá Matheus!
    Adorei sua resenha, e concordo com você, os livros YA estão vindo com quase a mesma cara. (É por isso que eu amo livros adultos, e principalmente clássicos, e Clarice Lispector <3). Nunca ouvi falar desse livro, parece ser legal.
    Abraços, Gengiscan Pereira, Books For Me, NOW!

    ResponderExcluir
  2. Matheus, você é rápido, hein?! Rsrsrsrs

    Mas, falando sério, eu fiquei MUITO feliz quando vi a resenha - de verdade! Uma coisa que você falou, e que realmente eu já estava pensando e fazer, era uma ''sequência'' para Replay. Na verdade, recontar a história sob o ponto de vista do Gabriel - pois tem dois pontos na história que eu acho importantes, mas que eu não podia revelar sob a narração da Cecília. Mas é só uma ideia mesmo, não sei se vai rolar mesmo.

    ps: Eu só fui me dar conta da correlação do apelido ''anjo'' agora, com a sua review... Sem querer, ficou parecido mesmo (MUITO parecido!). Rsrsrs

    Henri B. Neto
    ''Na Minha Estante''

    ResponderExcluir