25.7.13

Resenha: Amante Sombrio - J. R. Ward (Irmandade da Adaga Negra #1)

Amante SombrioNas sombras da noite, em Caldwell, Nova York, desenrola-se uma sórdida e cruel guerra, entre vampiros e seus carrascos. Há uma irmandade secreta, sem igual, formada por seis vampiros defensores de sua raça. Ainda assim, nenhum deles deseja a aniquilação de seus inimigos mais que Wrath, o líder da Irmandade da Adaga Negra. Wrath é o vampiro de raça mais pura dentre os que povoam a terra e possui uma dívida pendente com os assassinos de seus pais. Ao perder um de seus mais fiéis guerreiros, que deixou orfã uma jovem mestiça, ignorante de sua herança e destino, não lhe resta outra saída senão levar a bela garota para o mundo dos não mortos. Traída pela debilidade de seu corpo, Beth Randall se vê impotente em tentar resistir aos avanços desse desconhecido, incrivelmente atraente, que a visita todas as noites envolto em sombras. As histórias dele sobre a Irmandade a aterrorizam e fascinam. Seu simples toque faísca, um fogo que pode acabar consumindo a ambos.

Eu sempre tinha ouvido falar sobre a Irmandade da Adaga Negra e me desencorajei a ler porque estava mais do que saturado de livros que possuem vampiros como tema principal, além de ter a consciência de que a série tem mais de 10 livros e ainda não foi terminada (:O). Mas eu estava sem livros pra ler, e acabei pegando esse emprestado. A minha intenção era ler sem compromisso, se eu gostasse ia ler apenas esse e me dar por satisfeito.

Mas ao final desta leitura, não consigo nem cogitar me dar por satisfeito. No livro de J. R. Ward nós entramos numa nova mitologia para vampiro, o que, de certa forma, dá um refresco à história e consegue o benefício da surpresa em pleno mundo literário pós-boom vampiresco. Ele começa como quem não quer nada, apresentando três capítulos com personagens diferentes. 

O mistério vai se solucionando a cada capítulo, ligando os personagens e evidenciando a trama que existe no enredo. Enredo esse muito bem distribuído. Os capítulos, de tamanho médio, no máximo vinte páginas, sempre continham mais do que um ponto de vista em uma mesa cena (o livro é narrado em 3ª pessoa) e uma trocada de perspectiva que fazem com que pareça que está lendo um roteiro de filme.

Os personagens principais deste livro Beth e Wrath desenrolam suas histórias com suavidade, apresentado-se aos poucos e conquistando o carisma de quem lê. Os outros integrantes da Irmandade são igualmente carismáticos, embora em boa parte do livro passam ao leitor um ar sombrio, o que não podia deixar de existir, já que eles são vampiros. Butch, o policial, é um dos destaques desse livro, assim como o vilão que é daqueles de dar arrepios.

A tradução está muito boa, embora algumas palavras ficassem um pouco com cara de Sessão da Tarde, não me lembro de ter lido um palavrão aqui, então acho que isso contribuiu para o ar de filme dublado. Mas nada que deixe o livro infantil, claro, ele é bem adulto, possui cenas de sexo e muita violência. Estou compleetamente ansioso para ler Amante Eterno que, pelo que me parece, irá focar-se em outro personagem da Irmandade. Mal posso esperar! E, claro, fica aqui a recomendação de que leia este livro. Ele te conquista sem compromissos e se não gostar completamente, no final, vai pelo menos ter se divertido um pouco com a leitura.

Editora: Universo dos Livros
Autor: J. R. Ward
Série: Irmandade da Adaga Negra - Livro 1
Título original: Dark Lover
4,5 de 5 

Nenhum comentário:

Postar um comentário