8.9.13

Bienal 2013: Eu Fui!



Depois de metade de um ano sem comprar (muitos) livros, finalmente pude gastar todas as minhas economias em dois dias muito bem aproveitados de Bienal. Um pela escola e outro por conta própria, ambos garantindo caminhadas em todos os três pavilhões e paradas em muitos estandes. Não vou dizer praticamente todos, existem mais do que você possa imaginar e acho que seja humanamente impossível visitar todos. 

>> O primeiro dia - 05/09 <<
No primeiro, eu tinha todo o meu dinheiro e junto comigo uma lista com os estandes interessantes porque teria apenas seis horas pra visitar e queria comprar tudo o que estava na lista de desejos, afinal, não sabia se voltaria outro dia. Comprei! Cheguei ao meio-dia (peço perdão pela falta de fotos é que desta vez fui munido apenas do meu celular e estava correndo pra tudo quanto é lado, sobrando pouco tempo pra fotografar as coisas no evento), que pode ser considerado o pior horário de todos porque é quando a Bienal junta o pessoal que chegou de manhã e ainda não foi embora e o pessoal da tarde que acaba de chegar. Não deu outra, logo que cheguei, não aguentei olhar nem metade do que tinha no pavilhão laranja porque estava numa euforia danada pra chegar logo ao azul, já consciente de que ele estaria muito mais lotado, uma vez que continha as editoras mais "famosinhas". Deu pra dar uma olhada na Novo Conceito que chamava uma atenção danada com seus livros gigantes, de longe a organização mais notável em termos visuais e outras coisas como o atendimento e a quantidade de eventos. Não consegui parar muito tempo lá, porque estava com horas cravadas, então corri para a Galera Record onde uma fila gigantesca que cercava todo o estande me aguardava. Primeiro tive que entrar na fila para entrar e, já lá dentro, depois de organizar uma caçada aos livros que eu queria, mesmo que não tivesse muito espaço para ficar na indecisão. Elogios ao pessoal da Record que foram muito atenciosos enquanto eu procurava o meu segundo volume de Círculo Secreto que fui informado de que tinha sido esgotado e procurava pela  confirmação de que a Patrícia Barboza estava no estande autografando. Tinha bastante gente lá e eu fui tratado com muita educação. Infelizmente, a autora já tinha ido embora e depois da fila que mesmo quilométrica não me tomou mais que quinze minutos, fui para o estande da Rocco que também estava muito cheio. Felizmente, a fila bem menor me economizou o tempo que passaria perambulando a procura dos amigos que eventualmente se perdiam em meio ao mar de gente. Parei na fila gigantesca da Arqueiro para acompanhar uma amiga e demorei bastante tempo lá. Logo depois da parada pro lanche, corri para a Intrínseca onde fiquei muito feliz em achar Bubble Gum da Lolita Pille por apenas 9,99. Foi um pouco triste enfrentar a fila pra comprar um único livro, mas a conversa e a animação por estar no evento nem me deixaram perceber o tempo passar. Já quase no final do dia, parei na Universo dos Livros pra comprar uma biografia da Lady Gaga e corri para o estande da Gutenberg que era o meu grande desejo de Bienal e comprei logo o Fazendo meu filme 4 e o Minha Vida Fora de Série - 1ª temporada. Ainda deu tempo de passar novamente na Galera Record e comprar Louras Zumbis porque estava na mesa em que todos os livros eram 10 reais. Terminei o dia muito cansado, cansaço só sentido quando finalmente sentei. Mas valeu muito a pena. Esses foram os livros do dia 5:


>> O segundo dia - 07/09 <<

7 de setembro, feriado nacional. Eu já estava mais do que convencido de que só iria um dia para a Bienal deste ano até que uma decisão de uma última me levou ao evento num sábado, feriado. O que todos classificaram como um verdadeiro programa de índio. E não é que foi mesmo? Filas, muitas pessoas, um pouco de estresse. Mas, enfim, é a Bienal e quando a gente se dá conta de que estamos todos ali pelo mesmo motivo, pela mesma paixão, tudo melhora! Andei um pouco mais do que no primeiro dia, porque não sabia quais livros compraria, uma vez que a minha lista tinha acabado na primeira ida. Andei por muitos estandes, dei voltas e voltas e acabei com uma quantidade boa de livros comprados. Fui no estande da Modo e encontrei a Larissa Siriani, que assinou um exemplar de seu livro As Bruxas de Oxford e acabei parando num lugar onde várias livros estavam sendo vendidos a preço de banana. Acabei não achando o que mais queria, que era o Era uma vez minha primeira vez da Thalita Rebouças, mas acabei comprando outro. Também passei na iD e fiz a festa na sessão dos livros de 19,90. E, de quebra, acabei vendo o Ziraldo. Sensação de dever cumprido me atingiu assim que passei pelo portal em que estava escrito "Até 2015!". Mais uma vez, valeu muito à pena! O meu saldo do dia: (Você pode encontrar outras fotos da Bienal no meu instagram @matheusgoulart2)

2 comentários:

  1. Que legal saber que você comprou Bubble Gum; eu simplesmente adoro esse livro! Ainda mais porque a autora é toda polêmica, né.
    Bom, não fui à Bienal este ano, mas com toda a certeza irei ano que vem aqui em São Paulo. E já vou preparando o bolso (se bem que ano passado eu só comprei 3 livros).

    Um beijo, Livro Lab

    ResponderExcluir
  2. Na próxima estarei mais preparada!

    ResponderExcluir