27.12.13

Lista: Os melhores livros de 2013!



Mais um ano chegando ao fim, nem parece, mas o Bobagens & Livros já fez 3 anos e esta é, por acaso, a terceira vez que estou fazendo esta lista que já se tornou tradição por aqui. Em 2013, a minha ressaca literária foi bem menor do que a de 2012, com um pico que se manifestou em novembro, quando não li nenhum livro e mesmo lendo pouco, consegui estabilizar com uma média de dois livros lidos no ano, o que é bem pouco, eu confesso, mas esse ano foi bem agitado pra mim :S. Então, vamos deixar de lenga-lenga e prosseguir com essa lista :)

O Terceiro Travesseiro#10
 O terceiro travesseiro - Nelson Luiz Carvalho

Esse livro foi uma ótima surpresa. Encontrei ele de forma aleatória, baixei e foi meio que interesse instantâneo. A temática, os personagens. Ele me assustou, me emocionou, me sensibilizou pelo fato de ser uma história verídica. Gostei muito! Link para a resenha.
 
 

#9
 A Esperança - Suzanne Collins (Jogos Vorazes #3 - Final)

Terminei a saga Jogos Vorazes com a sensação de que Suzanne Collins se perdeu no meio do caminho, com Em Chamas. Mesmo tendo uma adaptação maravilhosa, não podemos esquecer que o livro não foi tão feliz assim em termos de escrita e, se não fosse pelo cliffhanger e pelo fato de Jogos Vorazes ser um dos meus livros favoritos da vida, nunca teria chegado a esse. O final é meio traumático, com bastante violência. Mas digno, com certeza. Link para a resenha.

Finale#8
 Finale - Becca Fitzpatrick (Hush, Hush #4 - Final)

Finalmente (ou não), a minha saga favorita de anjos teve a sua conclusão. Depois de altos e baixos, Becca Fitzpatrick traz pra gente um desfecho um pouco corrido, cheio de informações, mas sem dúvida, muito satisfatório. Gostaria que o livro fosse mais enxuto, mais complexo, poxa, todos nós merecíamos isso, né Becca? Mas ele ficou bom do jeito que é, fechou com chave de ouro e me deixou órfão e morrendo de saudades do casal mais lindo do mundo YA-anjos (na minha opinião) <3 Link para resenha
 

Lola e o Garoto da Casa ao Lado #7
 Lola e o garoto da casa ao lado - Stephanie Perkins

Meu primeiro contato com Stephanie Perkins não poderia ser melhor. E também não poderia começar o ano melhor. Este livro foi um dos mais divertidos e despretensiosos que eu já li, na minha opinião, muito melhor que o primeiro e mais aclamado da autora, Anna e o beijo francês. Link para resenha.

Fazendo Meu Filme 3#6
  O roteiro inesperado de Fani - Paula Pimenta (Fazendo Meu Filme #3)

Esse livro é uma verdadeira ponte entre os livros. Separando o bobinho e fofinho pro mais sério e real. Sem dúvidas, muito bem, muito vívido, me fez brigar com os personagens o tempo todo e tem aquela escrita devorável característica da Paula Pimenta <3 Link para resenha.



Cidade de Vidro#5
  Cidade de Vidro - Cassandra Clare (Os Instrumentos Mortais #3)

O encerramento inicial da série Os Instrumentos Mortais. Um livro com ação com começo ao fim, junta o que ficou solto entre os livros, traz com maestria uma guerra muito bem escrita e detalhada. E, mesmo tendo um desfecho satisfatório, deixa com bastante vontade de continuação. Link para resenha.

#4
  A Culpa é das Estrelas - John Green

Nunca um livro me deixou emocionou (chorei litros, admito) e me envolveu tanto quanto esse. Comecei esperando nada do livro, mas com bastante "saco cheio" por tudo que tinha visto anteriormente na blogosfera. Intolerante é a palavra que melhor define. Mas A Culpa é Das Estrelas me pegou de surpresa. Foi paixão imediata! Link para resenha.



#3
Cidade dos Anjos Caídos  Cidade dos Anjos Caídos - Cassandra Clare (Os Instrumentos Mortais #4)

Esse conquistou o meu coração faz pouco tempo. O último livro de 2013, pelo menos até a postagem desta lista me fez envolver de uma forma absurda, me deixando pregado da primeira à última página. Com um enfoque de Simon essa nova trilogia de Os Instrumentos Mortais tem tudo para ser ainda melhores que a primeira. Devo terminá-la ano que vem e espero que seus livros estejam na próxima lista. Link para resenha.

Fazendo meu filme 4#2
  Fani em busca do Final Feliz - Paula Pimenta (Fazendo Meu Filme #4 - Final)


O desfecho da saga de Fani não podia ser mais incrível. Em um livro que demonstra o incrível amadurecimento da série, em que a qualidade cresce junto com a personagem, Paula Pimenta fechou tudo da melhor forma possível, mostrando Fani em busca do seu mais que merecido final feliz. Conta com troca de narrativas entre capítulos, assim como o tempo muda, nos explicando tudo o que aconteceu nos cinco anos que se passaram. Se Becca Fitzpatrick fez tudo corrido, Paula não economizou nas páginas. Este é o maior e melhor livro da série. Link para resenha.

E o favorito do ano é...

Insurgente


#1
  Insurgente - Veronica Roth (Divergente #2)

Pela segunda vez consecutiva, um livro da Veronica Roth nessa lista. Essa série maravilhosa da qual já sou fã assumido, traz uma continuação de tirar o fôlego, que me deixou de boca aberta em quase todas as partes e, claro, em seu final. Só de lembrar já fico abismado com toda a grandiosidade deste livro que, sem dúvida, superou todos os lidos neste ano e me fez colocá-lo aqui no topo e fazer uma enorme recomendação. Você precisa ler! Link para resenha.


E por hoje é só. Espero que tenham gostado desta lista, foi um pouco difícil fazê-la, afinal, felizmente, foram muitos livros bons que li neste ano e espero que no ano que vem sejam muito mais e que eu consiga ultrapassar a minha meta. E deixo aqui meu desejo de um feliz ano novo para vocês que acessam o blog, qual foi o livro favorito de vocês neste ano? Qual são as expectativas para o ano que vem? Comentem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário