26.6.11

Livro brasileiro chega à Itália


O thriller "A Corrente" de Estevão Ribeira, publicado pela editora Draco foi traduzido para italiano. A notícia bombou na blogosfera literária. Se tinham-se dúvidas de que a literatura brasileira está em um momento bom, agora não há mais. Veja a matéria publicada no blog Criando Testrálios:

Em entrevista exclusiva ao Blog CT, o autor conta que o primeiro contato com a editora italiana Alchimia foi há uns dois meses. “Eu sabia que a editora estava procurando livros de outras línguas para tradução e falei que tinha um livro de terror“. Desde então, autor e editora vêm trocando e-mails.

Estevão ainda conta que a ideia para escrever o livro surgiu de um e-mail que recebeu que iniciava com “Eu sou fulana de tal e estou morta”. Ele afirma: “Eu acabei me assustando, até porque o cara que repassou pra mim desconfiou da mensagem, dizendo ‘Eu não acredito nisso, mas por via das dúvidas…’ Eu não repassei, mas a ideia martelou na cabeça até sair o livro“.

A primeira versão de A Corrente foi escrita em 2003, mas o escritor comenta que não gostou de como ficou, então engavetou a ideia e decidiu revisitá-la em 2009. A obra foi publicada pela Editora Draco em outubro 2010.
Questionado sobre como vê essa sua conquista particular para o cenário fantástico da literatura brasileira, Estevão afirma: “Eu acho que é mais uma conquista. Temos autores novos chegando a Europa, como Raphael Draccon e Eduardo Spohr, acho que vou apenas somar e apresentar o que temos feito aqui.”
E complementa: “Apesar de eu não ser da mesma ‘escola literária’ que o pessoal do cenário fantástico brasileiro, eu acho que tem um pouco de Brasil no que eu faço, o que é interessante de eles conhecerem. A história se passa em Vitória/ES, então imaginem levar para a Itália uma história passada num Estado sempre visto como O Patinho Feio da Região Sudeste?
E para quem deseja conhecer mais do trabalho do escritor Estevão Ribeiro, aqui seu blog Os Passarinhos, pode segui-lo no twitter @estevaoribeiro e aqui a página de seu livro A Corrente no site da Editora Draco.

Um comentário:

  1. Muito boa esta notícia! Realemente a literatura brasileira está em maior foco atualmente!

    ResponderExcluir