18.6.11

Tema em Foco (#2): As modinhas literárias

Escolhemos um determinado tema toda semana nos sábados, para falar sobre. Uma coisa abordada por um só ponto de vista, mas com várias maneiras de se analisar.
Desde 2005, em que a Saga Crepúsculo estourou no mundo - trazendo de volta o interesse jovem pela leitura fantástica -, uma coisa chamada "modinha literária" surgiu. O termo é usado para a cadeia de livros que são lançados depois do formato de sucesso de um.

Crepúsculo e Diários do Vampiro viraram, respectivamente, filmes e uma série
Não só livros foram lançados, mas também ganharam mais vendas e divulgação por parte das editoras. Como a saga Diários do Vampiro, que ganhou uma nova série divulgada com esforço pela editora Galera Record. Enfim, mas não é sobre a moda dos vampiros que vim falar.

São das realmente atuais, nada de ano 2008. Os anjos caídos vieram logo depois do sucesso de Hush, Hush da Becca Fitzpatrick em 2009. Uma imensidão de livros começou a aparecer com uma temática diferenciada de Crepúsculo, mas apenas pelas criaturas.

Algumas vieram numa cópia descarada com o cara misterioso que se muda para um colégio numa cidade pequena (O que acontece em Hush, hush e em Crepúsculo). Lembrando que, essas modinhas nunca acabam. Prova disso é que livros de vampiros e anjos são lançados a cada mês no Brasil e no mundo.

Após essas "ondas literárias", o sobrenatural tomou conta dos livros YA (Jovem Adulto - Young Adult). Zumbis, caçadores de criaturas sobrenaturais e demônios. Mas agora o que está atingindo em cheio na moda dos livros são os de estória pós-apocaliptica.

Feios, Jogos Vorazes e Destino são prova disso. Todos eles contém uma sociedade dominadora ou um mundo em que adolescentes são transformados em bonitos ou em que existem distritos subordinados e que são os ratos de laboratório de uma Capital.

Ally Condie, autora da série Matched (Destino)
Essa moda nunca acaba e como disse, existirão cópias idênticas ou alguns que realmente tentam se diferenciar para agradar ao público que já aderiu à essas obras. Agora é só ficar esperando ansioso para ver qual será o próximo pioneiro em uma moda literária.


4 comentários:

  1. Belo post (claps)
    escreveu muito bem sobre o tema!
    xoxo
    erik
    http://booksebooks.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Quando fazemos entrevistas lá no Murphy's, normalmente questionamos o autor sobre que opinião ele/ela tem sobre modinhas... Vou quotar a Sarah Ockler que resumiu minha opinião sobre o assunto: "Modinhas vem e vão, mas um bom livro é sempre um bom livro".

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. me devolve o blog
    restaura ele lá
    por favor
    não custa nada

    ResponderExcluir