30.11.12

Resenha: Perfeitos - Scott Westerfeld (Feios #2)

PerfeitosEditora: Galera Record
Autor: Scott Westerfeld
Título original: Pretties
Série: Feios - Livro Dois
1. Feios  
Tally finalmente é perfeita. Agora seu rosto está lindo, as roupas são maravilhosas e ela é muito popular. Mas por trás de tanta diversão – festas que nunca terminam, luxo e tecnologia, e muita liberdade – há uma incômoda sensação de que algo importante está errado. Então Tally recebe uma mensagem, vinda do seu passado, que a faz se lembrar qual é o problema na sua vida perfeita. Agora ela precisará esquecer o que sabe ou lutar para sobreviver – as autoridades não pretendem deixar que alguém espalhe esse tipo de informação.
Simplesmente perfeito!

Eu não sabia muito o que esperar de Perfeitos, como o primeiro livro tinha adiantado bastante coisa e essa é uma série de 4 livros, eu imaginei que o ritmo de acontecimentos importantes iria diminuir neste livro e, confesso, já estava preparado para o pior. A minha percepção desse livro foi totalmente o contrário de todos os meus pré-conceitos. Eu gostei demais e me apaixonei perdidamente pela história e pela escrita de Scott Westerfeld.

É genial e impressionante a forma como Scott dá um novo fôlego em sua história, acompanhar Tally já perfeita é como se estivéssemos acompanhando uma outra personagem, algo totalmente genial, que muda totalmente os rumos da história. Sem, em Feios, o autor dá um bom espaço para um romance, neste, mesmo que haja toda uma motivação romântica, as coisas ficam um pouco mais cruéis e reais. Depois dos rumos tomados neste livro, realmente, não sei o que pode me esperar em Especiais.

A leitura de Perfeitos  me trouxe diversas surpresas ao redor do livro, assim como sentimentos vívidos de raiva e tristeza por personagens. Se em Feios, toda a crítica implícita (ou explícita) à beleza, presente no enredo principal, era apenas... Uma crítica, em Perfeitos tudo fica mais significante, e é de muita inteligência do autor ao fazer passagens em que os personagens analisam a vida e a humanidade no tempo futuro, se aplicarem também a nossa situação atual. Algo que não me agradou muito a constante repetição das palavras borbulhante e fraude, gírias adotadas pelo grupo do qual Tally participa, mas depois de um tempo acabei me acostumando.

Com uma narrativa completamente devorável, os personagens são um papel importante em tudo isso. Assim como li em uma entrevista que Scott fez recentemente no Brasil, sem Shay, nada teria acontecido até agora, assim como as motivações de Tally passaram a ser mais justificadas com o seu perceptível amadurecimento. O novo personagem, Zane, ele pode causar grandes conflitos no decorrer da série e eu realmente não sei o que me espera no próximo livro, só sei que não poderia estar mais ansioso por isso e feliz por ter realizado a leitura de Perfeitos, um livro totalmente inovador, assustador, cruel, crítico e... Surpreendente. Completamente surpreendente. Recomendo!

5 de 5
— Por que sou infeliz? — repetiu Tally. — Porque a cidade obriga você a ser como eles querem, Peris. Eu prefiro ser eu mesma, é por isso.

Um comentário:

  1. Ainda não li nenhum deles
    Mas estão na lista!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias
    livroterapias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir