17.4.13

Resenha: Maldosas - Sara Shepard (Pretty Little Liars #1)

 

Pretty Little Liars fala sobre a vida de quatro garotas — Spencer, Hanna, Aria e Emily — que acabam se “separando” depois do sumiço de sua líder, Alison. Três anos depois, elas começam a receber mensagens de texto e alguém que está assinando como “A” e ameaça a expor seus segredos — incluindo os mais secretos que elas achavam que somente Alison sabia.

Eu não estava muito animado para ler este livro. Primeiro porque sei da vastidão de livros que pertencem à série e segundo porque já estou meio que cansado de livros que se passam no High School americano e são voltados para pessoas mais ou menos nesta faixa de idade. Apesar de só entrar entrado no ensino médio agora, já li tantos livros com o tema que já estou deveras saturado. Mas enfim, não tinha nada pra ler e fiz um empréstimo com a prima, pra ler apenas por curiosidade e acabei me surpreendo, como sempre acontece.

Maldosas contém um enredo diferente, ele se concentra na vida de quatro ex-amigas, pois a quinta delas está morta e amizade acabou se desfazendo. A narrativa segue em terceira pessoa, porém alterando de visão a cada capítulo, fazendo-nos adentrar na vida de cama uma, bem devagar. No começo, eu pensava, meu Deus, não consigo lembrar nem o nome delas e foi um pouco difícil para relacionar os casos às garotas. Pois, sim, todas elas têm um caso que ao decorrer das páginas nos faz memorizar seus nomes, ou os seus casos.

Tem a garota da bulimia, a garota que sente inveja da irmã, a garota que sente algo a mais pela amiga e garota que tem um relacionamento com um cara mais velho. Não vou revelar quem são, porque boa parte dessas coisas são as que movimentam a trama do livro. Aos poucos fui me familiarizando com elas e sentindo uma aproximação, mesmo elas fazendo coisas muito politicamente-incorretas. Sem dúvida, o melhor de Maldosas é a presença de A.

Sua forma onipresente e de sempre aparecer do nada e nas horas em que você já até se esqueceu de que ele/ela existe. Posso afirmar com muita convicção que a presença da personagem misteriosa é a coisa mais legal da obra, apesar de ter ficado bem confortável com a forma com que Sara leva o livro, mostrando uma cosia de cada vez, sem muito compromisso com nada. Usando a minha visão crítica, analisando os aspectos do enredo e tudo mais, o livro é bem fraco. Mas eu gostei dele, gostei demais e isso, pra quem lê, sabe que é inexplicável. 

A escrita da autora é bem agradável e não sei como ela vai conseguir levar isso por mais uns trocentos livros, espero que não estrague a série. Se você for ler o livro esperando um mistério esmagador e uma grande alteração de situação inicial, vai conseguir apenas o mistério esmagador e isso foi o bastante para mim. Não posso dizer se vai ser o suficiente para você, por isso recomendo a leitura. Tire a prova! Tenho algumas expectativas para o próximo livro, embora não goste mais de criar antes de ler os livros, acaba me decepcionando. Enfim, leiam e depois me contem o que acharam.
Ainda estou aqui, suas vacas. E eu sei de tudo. - A
Editora: Rocco
Autora: Sara Shepard
Série: Pretty Little Liars - Livro Um
Título original: Pretty Little Liars
Páginas: 289
3,5 de 5

3 comentários:

  1. Poxa, adorei seu blog. Resenhas muito bem sscritas (não que eu tenha muito senso crítico com relação a resenhas, rs) e um visual bem mais legal do que o de todos aqueles cheios de rosa e lilás e flores e coraçõezinhos (detesto isso apesar de ser menina). Tava caçando bobagens na net e foi um achado muito legal :)

    ResponderExcluir
  2. Olá tudo bem?
    Vim aqui dar um selo para o blog, o selo de blog Versátil, com intuito de ajudar a divulgar blogs com menos de 200 vizualizações.
    o selo está neste link abaixo no meu blog, é só pegar ok.
    Mil beijos.
    http://www.supernovidades.com/2013/04/meu-primeiro-selo-blog-versatil.html

    ResponderExcluir