Editora: Galera Record
Autor: L.J Smith
Ano: 1994 / 2011
Título: The Secret Circle - The Initiation
Páginas: 255
Tempo de leitura: 3 dias
Círculo Secreto me chamou atenção depois de eu ver a série adaptada The Secret Circle, feita pela mesma emissora de The Vampire Diaries, outra série adaptada dos livros da L.J Smith.
A Iniciação trata-se da vinda de Cassie Blake até New Salem. Ela tem de se mudar para essa cidade estranha depois que sua avó fica com problemas de saúde e ela e sua mãe têm de ir até lá para poder cuidar da parente idosa.
A vida da garota parece estar mais estranha do que nunca, ela vai embora de suas férias em outra cidade, onde encontrou um garoto misterioso pelo qual se encantou, e chega até a cidade de sua avó. As pessoas, na escola, se mostram muito hostis e Cassie não tem amigos ou quem conversar.
Até que conhece Diana, uma garota angelical e pura que a recebe de braços abertos. Mas essa nova amiga faz parte do Clube, um grupo misterioso de jovens que são diferentes, porém ela não sabe realmente o que isso quer dizer. O pior de tudo, Diana e suas amigas estão no Clube juntamente com Faye e seu bando, que importunaram Cassie em seus primeiros dias na nova escola.
Tudo bem; ótimo. Cassie se virou para o mar, ignorando o sentimento de decepção, o estranho vazio que sentiu de repente. Ia ficar suada e se gripar. O problema de Portia era de Portia. Quanto ao ruivo — bom, era provável que nunca mais o visse, e ele também não era problema dela.
Eu estou impressionado que a minha sinopse caiba em três parágrafos, geralmente minhas resenhas da L.J Smith costumam ser um pouco negativas, justamente pelos seus livros serem introdutórios, o enredo estar ao meio e os personagens serem pouco cativantes. Mas desta vez, em A Iniciação, a autora mostra em poucas páginas tudo o que precisamos saber neste primeiro capítulo da história.
Todos os acontecimentos giram tão rápido que você mal se dá conta de que está lendo o livro, Cassie não é do tipo que se arrisca. Mas também não é daquele tipo de protagonista que assiste tudo e não faz nada. Ela quer fazer parte do Clube, ao mesmo tempo que quer descobrir mais sobre eles e manter-se longe de Faye, assim como reencontrar o garoto misterioso que viu em Cape Cod.
Eu esperava semelhanças com Diários do Vampiro, o clima é bem parecido, mas é só isso. Nada mais pode ser comparado com a outra série de sucesso da autora, porque simplesmente não tem nada a ver uma com a outra. Cidades diferentes, protagonistas diferentes, situações e características. Até o modo de guiar a história aqui está diferente.
— Ótimo. Porque isto é ultrassecreto. Não quero que você-sabe-quem ouça nada disso — disse Faye. Ela pegou um bloco de capa vermelha e o colocou no joelho. — Então vamos lá: o que vamos fazer para começar este ano? Acho que tem de ser algo realmente perverso.
Nunca duvidei da originalidade de Círculo Secreto desde que ouvi falar, tanto do seriado, quando do livro, me impressionei. O modo como as bruxas são tratadas aqui, como só podem ter poderes juntos, como evocam a natureza para terem esses poderes é maravilhoso. Assim como falam dos humanos, como marginais. Claro, somando ao modo sexy como L.J adapta tudo.
Os personagens, apesar de serem muitos, são bastante destacados um do outro. Só no Clube, são doze pessoas e mesmo assim você consegue se lembrar de todos, com as diferenças e ainda pensa no que ele faria sobre certa ocasião. Porém, há alguns personagens que eu gostaria que fossem mais aproveitados. O Nick, principalmente, mas sei que ele tomará um lugar bem maior no decorrer dos livros.
Mesmo que identifique fácil a escrita de L.J aqui pelas semelhanças nos outros livros que li, o jeito como ela envolve o leitor está diferente. Ela não quer segurar as revelações, Smith realmente não tem medo de colocar tudo ali, não mais. Suas cartas estão na mesa e você sabe desde o início qual é o seu objetivo, o livro se passa e você termina com a sensação de, mesmo introdutório, ele foi importante demais para a série.
Por um momento ela ficou imóvel, sem nem mesmo respirar.
Não seja paranoica.
A Galera Record pecou um pouco na diagramação. Não me joguem pedras, a capa é linda, o efeito holográfico é absurdamente maravilhoso, mas por dentro, o livro é simples demais. A capitulação, com os números é simples e sem-sal, a fonte é normal, mas isso me agrada um pouco. Só gostaria de um pouco mais de capricho em partes especiais como bilhetes, números, recados, diários, artigos. Tudo isso podia ficar com uma fonte diferente para poder se distinguir do resto do texto.
O casal principal que você detecta desde o começo e aparece nas primeiras páginas é típico da autora, mas desta vez os dois não se apaixonam e começam a viver juntos as complicações da paixão proibida. Cassie conhece o garoto misterioso e então a história começa a andar e ela nunca mais o vê. Se tem um reencontro dos dois? Isso você só sabe lendo.
Como se trata de um livro de bruxas, é óbvio que os feitiços não poderiam estar de fora. Aqui, nada de palavras única sem latim. Tudo é à base de poemas sobre a Terra e a natureza e isso romantizou a bruxaria. Eu amei, lógico. Afinal, gostei muito que eles invocam poderes da natureza e para isso, precisam usar palavras, as que eles quiserem e combinem com o que desejam.
Assim como em The Vampire Diaries, as distinções com a série no livro são muitas. Mas em Círculo Secreto é muito mais, o personagem Jake, irmão do Nick, não existe no livro, Nick não... er..., não acontece "aquilo" como acontece na série, e ao invés de 6 integrantes para um círculo, são doze no total, no livro todos os participantes moram numa rua mística, na série isso nem é falado e todo mora em ruas diferentes. Mesmo assim não me importo, suas semelhanças ajudam a evitar comparações com o enredo e falta de imaginação para a imagem dos personagens.
Círculo Secreto - A Iniciação é um livro que eu esperava gostar, mas acabei amando muito, o melhor livro do mês, uma surpresa bastante agradável e um que me deixou com bastante vontade (muita vontade mesmo!) de ler o próximo livro da série, já que L.J não saiu das origens e terminou o livro numa cena fatal, com uma fala fatal de uma personagem fatal! Galera Record, quero o segundo no Brasil!
Diana pegou a adaga de Faye e foi para o espaço no círculo atrás de Cassie. Passando a faca na areia, ela cobriu o hiato, completando o círculo. Cassie teve uma estranha sensação de encerramento, de algo se confirmando.Como se uma porta se trancasse às suas costas. E como se o que estivesse dentro do círculo fosse diferente de qualquer coisa fora dele.
5/5