26.11.12

Resenha: Feios - Scott Westerfeld (Feios #1)

Editora: Galera Record
Autor: Scott Westerfeld
Titulo original: Uglies
Série: Feios - Livro Um
Tally está prestes a completar 16 anos, e ela mal pode esperar. Não por sua carteira de motorista – mas para se tornar bonita. No mundo de Tally, seu aniversário de 16 anos traz uma operação que torna você de uma horripilante pessoa feia para uma maravilhosa pessoa linda e te leva para um paraíso de alta tecnologia onde seu único trabalho é se divertir muito. Em apenas algumas semanas Tally estará lá. Mas a nova amiga de Tally, Shay, não tem certeza se ela quer ser bonita. Ela prefere arriscar sua vida do lado de fora. Quando ela foge, Tally aprende sobre um lado totalmente novo do mundo dos bonitos – que não é tão bonito assim. As autoridades oferecem a Tally sua pior escolha: encontrar sua amiga e a entregar, ou nunca se transformar em uma pessoa bonita. A escolha de Tally faz sua vida mudar pra sempre.
Faz muito, muito tempo mesmo, que venho querendo realizar a leitura de Feios. Este livro sempre esteve na minha wish-list, porém, ele nunca esteve nas prioridades. Foi então que eu achei uma promoção no Submarino e comprei todos os livros por R$ 29,90. Aproveitei a oportunidade e logo que recebi, comecei a ler o livro. Desde que adentrei nesse mundo dos blogs, vim acompanhando resenhas da série, uma vez que ele acompanhou todo aquele boom de livros distópicos e agora, dois anos depois, finalmente pude tirar a prova, sim, eu gostei.

O que eu mais acho genial em livros distópicos é que sempre há um perigo real que assombra todos os personagens. Você sabe que os seus preferidos podem morrer a qualquer momento e assim como aconteceu em todas as minhas leituras distópicas até agora, o autor não teve o mínimo medo de arriscar. Primeiramente, é elogiável a crítica explícita que ele faz a toda essa ditadura da beleza que assola a sociedade e em segundo, é totalmente incrível a forma como ele nos apresenta os personagens e o enredo que, mesmo sendo o de um primeiro livro de série, não tem nada de introdutório.
— Fazer as pessoas se sentirem feias não é nada divertido.
Os personagens são desenvolvidos muito bem, todos se destacando em situações, todos com sua importância. Os meus preferidos foram Croy (por suspeitar de tudo desde o início) e Daniel. Eu gosto da Tally, mas as suas atitudes neste livro não me agradaram, mesmo ela não tendo escolha. O prêmio para a mais chata vai para Shay, sério, gente, ela é um porre, do começo até o fim, para mim, não precisava existir, mesmo tendo uma grande importância. O livro é bom, eu gostei muito, mas os últimos capítulos não são tão satisfatórios para com as páginas anteriores e, se não fosse por essa parte eu o teria classificado como 5. Espero mais em Perfeitos.

de 5
Se, pelo menos, as pessoas fossem evoluídas o bastante para tratarem umas as outras do mesmo modo, ainda que algumas parecessem diferentes... ainda que parecessem feias.

4 comentários:

  1. Sou suspeitíssima p/ falar porque adoro a série Feios! Além da narrativa ágil e de toda a ação da trama, gosto muito de todo o aspecto reflexivo que vem por trás da história. A crítica à sociedade das aparências, à alienação, enfim, é um livro p/ pensar!

    bjos
    livrolab.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Jura que você não gostou da Shay? Foi ela que me fez querer continuar a leitura! KK'
    Mas eu adorei a leitura e não vejo a hora de ler Perfeitos *-*

    Beijos
    Geê - almaleitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Li Feios há uns dois anos e nem lembro muito da história. Assim que terminei fiquei louco pela continuação e comprei Perfeitos, mas até hoje não li o segundo! Quando vi essa promo no Submarino comprei os 4, mesmo já tendo os outros dois. O preço estava imperdível (de verdade!!). Pretendo reler Feios... E não lembro se gostei ou não da Shay... Acho que eu gostei! hahaha Quando eu reler, volto pra dizer!

    ResponderExcluir
  4. Super afim de ler este livro, quase consigo pegar essa promoção do submarino, porém quando fui comprar já havia acabado. Ótima resenha!

    ResponderExcluir