29.7.11

Resenha: One Day - David Nicholls

Avaliação de livros. Uma crítica e conclusão sobre o livro que acabei de ler. Pontuação: Péssimo (0), Ruim (2), Regular (3), Bom (4), Muito Bom (5)
Editora: Hodder & Stoughton
Autor: David Nicholls
Ano: 2010
Título Original: One Day
Página: 438 


Minha primeira leitura em inglês correu muito bem. Fui mais rápido do que imaginava e David Nicholls tem uma forma bem explicativa de narrar os acontecimentos da estória.

Muitas pessoas colocaram One Day em um tipo de hall dos melhores livros já lidos, eu o coloquei no meu recentemente. Agora vejo que todas essas pessoas tinham razão.

O livro conta a história de Emma e Dexter que se conhecem em 15 de julho de 1998, um dia que se repetiria pelo resto de suas vidas. O casal está prestes a se separar no dia seguinte, na sua graduação.

E o pior, eles já têm certeza de que a vida os levará para caminhos diferentes e eles podem nunca mais se encontrar. Mas o que eles não esperam é que o destino criaria tantas coincidências e formas para que eles se reencontrassem vezes e vezes sempre no mesmo dia, 15 de julho.
What are the days for? Days are where we live. They come, they make us Time and time over. Where can we live but days? Ag, solving that question Brings the priest and the doctor In their long coats Running over the fields. Philip Larkin, 'Days' 
O livro é bem triste e nos moldes das minhas duas últimas leituras anteriores. Me rasgaria de elogios para o livro e todo mundo aí sabe o quanto é ruim escrever uma resenha de um livro que gosta muito.

One Day é simples, um pouco cruel com Em e Dex. Porém, acima de tudo romântico. Devorei o livro totalmente e o terminei em êxtase. Uma das melhores leituras do mês, quisá de 2011.

Recomendo a todos, é uma diversão surpreendente, esperta e incrível. Um livro que nos mostra toda uma trajetória de encontros e desencontros. É a partir daqui que provamos que a vida pode nos levar para caminhos inesperáveis e inacreditáveis.

Sem mais, abaixo, alguns de meus quotes favoritos (Foram poucos, já que esqueci de fazer isso enquanto apreciava a história).
"Anyway, I didn't mean what are you doing next month, I meant the future-future, when you're, I don't now..." She pause, as if conjuring some fantastical idea [...]
"Fine" She said, and lay down beside him. "Go on then, tell me all about it".
"That's a beautiful poem". "Well, I'm paraphrasing".
 "If it doens't rain today?" 

8 comentários:

  1. Legal que você tenha feito a sua primeira leitura em inglês numa velocidade boa, rapaz! Ficar tendo de parar toda hora é péssimo.
    Esse livro é mais uma das unanimidades da blogosfera: não vi uma única resenha que falasse mal de Jogos Vorazes, não vi nenhuma análise que não criticasse (ainda que de leve) a descrição da Kim Edwards e, lógico, não vi nenhum blogueiro apontando aspectos negativos de "Um dia". A história em si não me chama muito a atenção, mas tenho vontade de ler o livro principalmente pela aceitação em massa que ele vem tendo, mas também por causa desse caráter romanticamente triste que ele parece ter, e que muito me atrai.

    Abraços!
    http://livrosletrasemetas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Matheus.
    Sua resenha ficou muito legal!
    É tão recompensador ler um livro inteiro em outro idioma, não?
    Melhor ainda é quando se pega a essência dele, como aconteceu com você e comigo.
    Por se tratar de um romance, você achou que possa ter tido mais dificuldades do que se fosse um infanto-juvenil?
    Parabéns pela conquista. ^^
    Abraço!

    @rafaschiabel
    http://lembradaquelahistoria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. O livro é mesmo lindo e super recomendado pra quem quer um romance emocionante *-*

    Em e Dex têm uma história marcante, de fato. Nicholls arrasou! *-*

    Beijocas!
    Juh Oliveto
    Livros & Bolinhos ~

    ResponderExcluir
  4. Nossa precisava ter visto essas resenhas antes da minha ultima compra, já aproveitaria e colocaria no carrinho de compras :X
    Agora só em dezembro =/
    Parece realmente ser um bom livro suas palavras foram iguais a de muitos blogueiros Matheus, só elogios!

    Abraço

    Luiz Silva
    www.blogueiroleitor.com.br

    ResponderExcluir
  5. Adorei a resenha!

    Estou sentindo que eu realmente PRECISO ler esse livro. Todas as vezes que vou na livraria eu olho para ele, o pego nas mãos, mas nunca consigo comprá-lo.
    Mas com certeza eu farei um esforço e comprarei. Embora triste, parece ser uma história linda e bem real... afinal, sabemos que os caminhos das pessoas nem sempre são os mesmos e muitas vezes são diferentes do planejado.

    E que bom que conseguiu ler rápido em inglês! Queria ter a mesma velocidade, e olha que já li alguns em lingua estrangeira... parabéns! :D

    Beijos
    Pool of words

    ResponderExcluir
  6. Morro de vontade de ler esse livro! É realmente muito bem falado em toda a blogosfera. Adorei sua resenha!
    Natália Maia - viciadasemlivros.wordpress.com

    ResponderExcluir
  7. Adorei a resenha, não li nem tenho interesse nesse livro, mas parece ser bom!

    Abraços, Anderson Vidal
    www.hookedforbooks.com

    ResponderExcluir
  8. Olá!!
    Este livro é realmente surpreendente! Ele nos envolve de uma maneira deliciosa...o mais louco de tudo é que o comprei meio por acaso e depois que fui saber da repercursão dele..que existe um filme para estrear neste ano..coisas assim. Parabéns pela sua leitura em outro idioma, tivea mesma sensação quando li o meu primeiro livro em inglês e francês, daquelas coisas que não têm preço! Abraço!

    ResponderExcluir