22.2.12

Diário de Bordo #003: Mercado editorial brasileiro, falta de valorização?

Crônicas e textos sobre as aventuras do humilde autor deste blog para se tornar um escritor. Sobre os livros, como fazê-los e as dificuldades do mercado, tudo isso no Diário de Bordo.
Quando você escreve seu primeiro livro, ou, que seja, o primeiro livro seu que considera "publicável", digamos assim, nem imagina que para ele se tornar um livro de verdade, ir para as prateleiras e ganhar leitores ainda existe um caminho enorme, assustadoramente difícil e cheio de barreiras e caminhos diferentes para se descobrir. Se você pensa que seu livro irá ser publicado após alguns meses de sua escrita, está muito enganado.

Atualmente, as editoras grandes que publicam, em sua maioria, livros de autores estrangeiros, têm a desculpa de que "desculpe, mas este livro não se enquadra em nossa linha editorial", o que, às vezes, pode ser até real. Afinal, você vai enviar um livro que se trata de literatura fantástica para uma editora que tem em seu currículo zilhões de livros com a temática romântica/ chick-lit?

Mas existe um ponto a ser discutido neste fato, essas editoras que só publicam livros de determinado gênero não perdem tempo em escolher aquele livro fantástico estrangeiro que fez sucesso na última Feira do Livro para fazer parte de seu catálogo, todo mundo quer ter um subtítulo de best-seller na capa do livro, isso chama leitores e, claro, infla o ego da editora.

O pior é que, atualmente, editoras brasileiras em sua maioria publicam somente autores estrangeiros, o que é uma vergonha. Uma vez que, aquele livro que deu certo e figurou séculos no The New York Times não dá certo aqui no Brasil, afinal, em cada país o tipo de livro que o leitor escolhe e gosta é bem diferente, são culturas diferentes e não pode dar certo por aqui.

Assim que terminei Roleta Russa fui atrás de editoras para a publicação e fui analisando o seu perfil literário, e encontrei uma cujo nome e sinopse dizem apoiar a publicação de autores brasileiros, claro que percebi que a tal editora diferenciava a diagramação e o cuidado em suas publicações brasileiras e as estrangeiras, mas tava valendo. Publicar é um sonho e eu quero realizar.

A editora, em pouco menos de uma hora, "avaliou" todas as quase quatrocentas e poucas páginas do meu livro e deu um sim. Claro que vibrei, mas tudo foi por água abaixo quando descobri o verdadeiro valor de tudo isso. A editora me cobrou dezessete mil reais pela publicação por um sistema em que eles publicam o livro em uma tiragem e eu compro metade dela.

Eu mandei-lhes um e-mail dizendo a verdade, afinal não tenho dezessete mil para dar na hora. Era um sonho, mas eu não iria fazer mais do que posso, existem outras por aí que parecem publicar sem o pedido de compra de metade da tiragem, então a editora, sabendo que não poderia participar da oferta, me deu um bloqueio tremendo dizendo que "o sistema tinha de ser cumprido por todos e tinham fechado o planejamento do catálogo".

Fiquei de queixo caído e isso, de certa forma, me deixou mais atento para o mercado editorial brasileiro. As editoras que dizem publicar autores novos e dar total apoio para a literatura nacional, poderiam fazer isso? Como elas queriam que uma pessoa iniciante teria grana para bancar tais valores e por uma publicação que era feita apenas para atingir a cota? 

O que me leva a pensar, no mercado, há certa falta de valorização dos autores brasileiros ou elas estão certas, afinal, apostar em algo desconhecido é bem mais arriscado do que publicar um livro que já tem sucesso e fãs? Nos vemos na próxima semana e prometo responder todos os comentários abaixo!


matheus goulart
autor de Roleta Russa, compre: http://www.bookess.com/read/9411-roleta-russa/
acesse o blog da série: www.serieroletarussa.blogspot.com

4 comentários:

  1. Que absurdo! Dezessete mil reais só se eu ganhar na Mega Sena! Francamente, não sei que tipo de apoio é esse que essas editoras dizem dar para os escritores brasileiros. Infelizmente é uma questão de cultura mesmo, pois nós brasileiros sempre achamos o que é maiden EUA melhor, não é mesmo? É muito triste e frustrante, isso sim.

    http://www.silentmyworld.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Nossa, R$17 mil?!?! Realmente custa caro, mas sem dúvidas eles buscam apenas o lucro. E não estão exatamente errados quanto à isso, né... Eu tenho um sonho de publicar alguma coisa um dia, mas fico cada vez mais desanimado. O mercado de livros brasileiros não é fácil, tem que suar muito para conseguir uma publicação decente! :S

    Abraços!

    @minha_estante - Minha Estante

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir