2.9.12

Resenha: Fallen - Lauren Kate (Fallen #1)

Fallen
Editora: Galera Record
Autora: Lauren Kate
Título original: Fallen
Série: Fallen - Livro Um
Páginas: 405
Tempo de leitura: 2 dias

É sério, pessoal. Estou completamente apaixonado por essa trama sexy, sublime e assustadora de Lauren Kate. O devorei nesse final de semana e só conseguia pensar o quanto fui tolo em não ler o livro desde o momento em que o comprei, porque, confesso, ele ficou bastante tempo aqui me encarando e esperando uma lida.

Fallen conta a história de Lucinda Price, uma garota que é enviada para um sombrio reformatório chamado Sword & Cross logo após passar por um acidente terrível, que ocasionou a morte de seu namorado Trevor, sendo supostamente culpada pelo "crime", Luce encontra no reformatório pessoas igualmente estranhas e sombrias, inclusive o misterioso e charmoso Daniel Grigori, que parece ser tudo do que ela precisava.
— Qual é  — duvidou Daniel.
—  Você não sabe...
—  Sei.  —  Ele suspirou.  —  Há sempre mais uma chance, Luce.
—  Isso é muito profético, Daniel  —  disse ela. Podia sentir sua voz se elevando.  —  Mas se está tão interessado em se livrar de mim, o que estamos fazendo? Ninguém mandou você me trazer até aqui.
—  Não  —  disse ele.  —  Está certa. Quis dizer que você não é como as pessoas daqui. Com certeza há um lugar melhor para você.
O livro é o segundo que leio sobre anjos em tão pouco tempo, o último que li foi Halo que tem o mesmo elemento sobrenatural em sua trama e só rasgo elogios a esse livro. Eu comecei com receio, porque absolutamente todo mundo dizia que o livro era uma lentidão até chegar à parte boa. Sim, eu reconheço que poucas coisas realmente assustadoras acontecem até que a cena chave aconteça, mas o que a autora nos dá para chegar até essa cena é muito viciante e agradável de se ler.
Naquele momento, Luce poderia ter morrido por Daniel.
Ele se afastou e a encarou, como se esperando que ela dissesse alguma coisa. Luce sorriu para ele e o beijou levemente na boca, deixando seus lábios se demorarem nos lábios dele. Não conhecia palavras, nenhum jeito melhor de comunicar o que estava sentindo, o que queria.

A escrita de Lauren Kate usa de palavras rebuscadas e uma boa dose de descrição para as cenas importantes, sem ficar se estendendo em coisas que não importam e agradeço muito por não ser em primeira pessoa, porque eu sei muito bem que a personagem principal seria uma chata, mesmo que sua terceira pessoa seja altamente pessoal e entre na mente que quase todos os personagens. É extremamente devorante, mesmo que ela use muitas vezes o nome de Luce em um único parágrafo, o que pode ser um erro de tradução, uma vez que a escrita de autores estrangeiros é altamente dosada com essas repetições. 

Outra coisa que me fez ficar muito apaixonado por esse livro são os personagens, bem diferentes do que estamos acostumados a ver aí. Não com os personagens principais, que tem aquele bom gosto de clichê, mas digo mais com os coadjuvantes. Existem personagens debochados como Ariane, fofinhos e apaixonantes feito a Penn e incógnitas como a Srta. Sophia.

Eu fui bastante surpreendido com essa trama. O enredo permanece em uma clima morno, mesmo não sendo tedioso, com acontecimentos comedidos, mesmo que boa coisa aconteça até que presenciamos a cena chave, o jeito como Lauren Kate nos deixa despreparados para o desfecho completamente rápido e surpreendente. É bem diferente dos outros YA, em muitas vezes, esse desfecho. Simplesmente porque Lauren não tem medo de matar personagens e fazer grandes revelações.
— Eu prometi que ia ficar até ouvir as boas notícias.O rosto de Daniel relaxou e ele até se permitiu um pequeno sorriso. Mas havia alguma coisa aborrecida em sua expressão.— A boa notícia é que — ele parou, cuidadosamente escolhendo as palavras —, eu beijei, e você continua aqui.
Por isso, diferentemente das outras pessoas que leram e resenharam negativamente esse livro, eu não considero Fallen como um livro altamente introdutório. Sim, ele serve como uma grande introdução para a série promissora que Fallen pode vir a ser, mas não deixa de ter seu brilho especial, diferente de outros primeiros livros de série que geralmente poderiam passar despercebidos e serem esquecidos. Tendo em vista todos esses elogios, recomendo muito esse livro, que comece sem medo e aprecie todas as surpresas que a autora lhe reserva.


Estou muito ansioso para começar a leitura de Tormenta, porque comprei, juntamente com o primeiro, os dois outros livros que já foram lançados no Brasil, mesmo que esteja com um certo medo de que a leitura fique um pouco mais lento, porque afinal de contas ainda faltam três livros por aí! Porém, pelo que vi das resenhas por aí, Tormenta é o livro favorito de muita gente e espero que seja o meu também e que eu continue me surpreendendo com essa série que certamente entrará para as minhas favoritas.

10/10
Justificativa: Um livro viciante e muito bom para se devorar!

4 comentários:

  1. até que sua resenha me convenceu a tentar de novo ler Fallen eu realmente achei o começo do livro lento mas vou tentar de novo talvez eu acabe gostando parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, né?! Eu simplesmente amei esse livro.

    Beijos,
    Mandi - Book and Cupcake.

    ResponderExcluir
  3. Depois dessa sua resenha eu estou quase largando o Um Homem de Sorte para ler Fallen.
    Assim como você, eu comprei e ele ficou ali na estante me olhando por um bom tempo. Mas agora eu estou decidida de que vou lê-lo o mais rápido possível!

    Beijos
    Geê - almaleitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Só faz resenha de livros que eu quero ler, assim não dá, eu fico com mais vontade de ler eles ainda hahahaha
    Sério a resenha ficou muito boa o/
    E como sempre eu sem dinheiro para comprar livros novos >:
    Beeijos
    Mah
    http://sessaodas10.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir