3.5.14

FELIZ ANO VELHO, Marcelo Rubens Paiva

Feliz Ano Velho
Brasiliense, 232

Primeiramente devo dizer que pensava que não iria gostar de Feliz Ano Velho. Sei lá, esse livro era bem indiferente pra mim. Só comecei a ler porque ele era pequeno e bateu aquele interesse, mas eu não esperava absolutamente nada, nem sabia do que se tratava. Este livro conta a história de Marcelo, um garoto de 20 anos que pula de cabeça em um rio sem profundidade e acaba quebrando a coluna. Quando acorda no hospital, Marcelo não sabe como será o seu presente, quem dirá o seu futuro e vamos sabendo junto com ele, enquanto temos vislumbres de sua vida antiga, sendo contada como se fosse uma história que se ouve de um amigo. Pra quem não sabe, o escritor Marcelo Rubens Paiva, na verdade é o Marcelo do livro e esta história é real, porém, aqui temos algo muito diferente do que eu acho que sejam as outras biografias, assim como é dito nos elogios ao livro na contra-capa, esta é uma auto-biografia romantizada, é tão bem colocado no papel e o enredo é tão bem distribuído que faz pensar que tudo foi bolado pelo autor. Apesar de ser um livro antigo, Feliz Ano Velho tem uma linguagem muito fácil, algumas gírias antigas, mas dá pra entender depois de algumas repetições. Algo que me agradou muito foi que o livros é retratado na flor da juventude dos anos 70/80, na época da ditadura, tendo inclusive o pai do Marcelo sido preso e morto pelos militares quando ele ainda era criança (fato retratado na trama) e esse é um tema que me interessa muito. Mesmo que o enfoque principal não tenha sido este. O livro na verdade trata-se da reabilitação de Marcelo, a gente fica na sua cabeça, acompanhando o que ele pensou naquela época, o que ele fez, o que sofreu e isso é muito bom porque foi o primeiro livro com uma narrativa de um deficiente físico que eu li e de certa forma isso me aproximou mais dessas pessoas. Eu li bem rápido porque o livro é viciante, meu Deus! Ele é dividido em capítulos grandes, bem poucos, que mostram as fases da reabilitação dele, pelo menos até a época em que terminou de ser escrito. Eu me viciei. Devorei em dois dias e fiquei completamente absorto na história, inclusive pesquisando de forma voraz sobre o Marcelo na internet, inclusive, quero ler os outros livros dele! O desfecho é conclusivo, porém é bem claro que foi deixado em aberto, afinal, trata-se da vida do Marcelo e ela ainda não acabou. Seria um máximo se ele escrevesse um livro dois, uma continuação, ou até mesmo um conto atualizando sua auto-biografia, mas sei lá, acho que isso é meio difícil de acontecer porque ele já tá em outro tipo de escrita agora e talvez não seja mais interessante acompanhá-lo como foi naquela época. Mas se ele lançasse, com certeza eu compraria. Então, tendo me viciado e me apaixonado completamente por esse livro (e marcado pra releitura futura) que me pegou completamente de surpresa, deixo aqui a minha recomendação para Feliz Ano Velho, do Marcelo Rubens Paiva!


5/5 + <3

Nenhum comentário:

Postar um comentário