1.5.14

O BEIJO DAS SOMBRAS, Richelle Mead (Academia de Vampiros #1)

Vamos por partes: Eu já conhecia este livro desde aquela época do estouro dos vampiros na literatura pós-Crepúsculo, eu costumava ler muito livro assim, então sempre tive vontade, mas por alguma razão nunca cheguei a comprar. Alguns anos depois, estava na livraria e a capa linda movie tie-in (apesar dessa imagem ter estragado minha imaginação das personagens principais) surgiu bem em frente aos meus olhos e foi meio que inevitável não comprar. O Beijo das Sombras vai estar contando a história das amigas Rose e Lissa, a primeira é uma dampira, uma humana com poderes especiais que vive para proteger a espécia da segunda, que é uma Moroi, uma espécia de vampira viva, com habilidade de controlar os elementos. Depois de um ano fora da escola São Vladmir (elas fugiram de lá) as garotas são encontradas pelos Guardiões da academia e são obrigadas a voltar. Com a reputação bem obstruída e temerosas com o que aconteceu no passado e as fez fugir de lá, as garotas tentam ao máximo se readaptar e conquistar o que antes era delas. Só para contar, eu devorei este livro. Eu o li bem rápido porque este é daqueles livros que começam um pouco devagar e crescem durante as páginas. O que fez deste tão viciante é a incrível trama criada pela autora Richelle Mead. Eu ainda não tinha tido contato com a escrita dela antes, mas posso dizer que essa foi uma ótima experiência. O enredo é dividido em cenas de disputa de popularidade no High School americano, o que já vemos em diversas obras nos últimos tempos, porém, aqui nós temos um diferencial. Essa guerra de hierarquias na escola é disputada por vampiros e Guardiões, enquanto estes tem aulas de magia e treinamento físico. Outra coisa que ajudou e muito no andamento do enredo foi a conexão da narradora, Rose, tem com a sua amiga Lissa. Muitas vezes, as coisas que a Rose nunca sonharia em saber, acabam se tornando do seu conhecimento, então boa parte das cenas de Lissa em que a dampira não participa, estão contidas no livro, o que nos deixa com a sensação de uma participação mais ativa na trama. O chato desta coisa da conexão foi a repetição de expressões, sem dúvida. São incontáveis as vezes em que é explicado que "sei disso por causa do laço, sinto isso por causa do laço". Até a metade eu achei ok porque a mitologia é bem diferente então é bom para fixar as informações, mas depois... Meu Deus! Chegou a ser maçante. As personagens principais são muuuito legais! Particularmente, as personagens bitch são as que mais me agradam em qualquer tipo de história e, apesar de Lissa ser mais dramática, as duas fazem um bom papel de bitches. Os pares românticos são apresentados aos poucos, o que eu agradeço já que em muitos livros YA, o romance é praticamente jogado violentamente na nossa cara sem pudor algum, sem desenvolvimento, etc. O enredo também possui uma atmosfera de mistério, algo que começa desde as primeiras páginas e segue até o final e eu confesso que consegui pescar logo do que se tratava, mas a revelação é bem válida e muito bem adaptada. O Beijo das Sombras foi um livro muito divertido que, de certa, forma me deixou com a cabeça mais limpa das minhas últimas leituras e, que gostei tanto, que já encomendei o segundo livro e estou super ansioso para ler e posteriormente concluir a série. Espero que o próximo seja ainda melhor e, claro, recomendo este a todos!

4,5/5

Nenhum comentário:

Postar um comentário