17.6.12

Resenha: Garotas de Vidro - Laurie Halse Anderson

Garotas de Vidro
Editora: Novo Conceito

Autora: Laurie Halse Anderson
Título original: Wintergirls
Páginas: 272
Tempo de leitura: 3 dias

Garotas de Vidro é um livro tocante e realista. Eu gostei muito do que li nessas duzentas e poucas páginas. Simplesmente porque tinha uma grande expectativa e ela foi muito bem superada pela autora.

O livro conta a história de Lia, uma garota que acaba de perder a ex melhor amiga, Casse, que morreu em condições misteriosas, sozinha em um quarto de hotel. O que mais perturba a garota é que Cassandra lhe ligou 33 vezes antes de morrer.
O Objetivo Número Dois é 43 quilos, o ponto perfeito de equilíbrio. Com 43 quilos, vou ser pura.
Lia então começa uma pequena viagem em busca de respostas, ao mesmo tempo em que começa um processo de transformação negativa de si mesma, piorando seu estado de anorexia e auto-mutilação.

O livro tem um escrita bem parecida com a de Estilhaça-me, até mesmo as palavras riscadas estão presentes no livro, assim como palavras de impacto e pouca preocupação e contato com regras gramaticais e concordância. As palavras repetidas, riscadas e usadas com impacto por Lia, para mim, só melhorou a fazer com que sua loucura e doença se tornasse mais real.

Aliás, não tinha melhor forma de Laurie nos conectar diretamente com a personagem. A leitura em primeira pessoa e sem preocupação com erros, acaba criando um ritmo rápido e confortável para o livro que o impossibilita de parar de ler, querendo saber cada vez mais sobre a história. O enredo é um grande trunfo, pois seu fôlego admirável ajuda o leitor a fazer uma leitura mais rápida e bem mais prazerosa.
Só porque me servi não quer dizer que vou engolir aquilo tudo. Sou forte o bastante para fazer isso, o cheiro das batatas é tão bom fique forte, vazia vazia, o cheiro das batatas forte/ vazia/ forte/ respire/ finja/ segure a onda.
A diagramação da Novo Conceito, mais uma vez está muito boa. Eu adoro essa fonte (a mesma usada em Julieta Imortal e Não Sou Este Tipo de Garota), a capa é linda demais e os capitulos terminam e começam em uma mesma página, ajudando para que a obra se torne algo impossível de se parar ou ler de pouco em pouco. Você lê cem páginas por dia e acaba terminando mais rápido do que pensava.

Ler na primeira pessoa, nas primeiras páginas deixou o livro um pouco confuso. A gente ainda não sabe sobre as alucinações de Lia e não consegue entender suas palavras. Eu não estava gostando do livro até essa parte, mas depois que nos acostumamos, dá pra diferenciar muito bem realidade de alucinação e acaba sendo uma boa ideia da autora para retratar uma garota doente.

E, se você está preocupado de o livro ser muito pesado ou ter um enredo cansativo. Posso lhe tirar todas essas preocupações ao afirmar que, mesmo tendo acontecimentos e uma trama toda séria e meio adulta, Garotas de Vidro tem partes muito fortes e outras partes mais leves que não deixam você se cansar da história. Se pudesse dar um adjetivo, daria perfeito!

Terminando, não tenho muito mais o que falar deste livro. Eu só posso dizer que recomendo demais porque ele trata de um tema, o qual já estamos cansados de saber sobre, mas pouco usado em livros YA. Foi uma atitude corajosa por parte da autora e que deu muito certo. Está aprovadíssimo e assim como Lia aprende no livro e nós tomamos como lição, a perfeição é ser imperfeito.
— Juro que vou ser a garota mais magra da escola, mais magra que você.
Cassie arregalou os olhos quando o sangue fez uma poça na minha mão. Ela pegou a faca e cortou a mão também.
— Aposto que vou ser mais magra que você.
—  Não, eu não quero apostar nada. Vamos ser as mais magras, juntas.
—  Tá, mas eu vou ser mais magra.
Nós esfregamos as mãos e misturamos nosso sangue porque era proibido e perigoso. As estrelas giravam sobre nós e os fogos queimavam. A lua ficou de guarda enquanto as gotas de sangue caíam, sementes descuidadas que chiavam quentes sobre a neve.
10/10
Justificativa: Um livro tocante e diferente. Impossível de largar.

3 comentários:

  1. Olá, Matheus! Você me surpreendeu com a sua resenha. Li o livro e amei. Também o achei perfeito, porém forte demais. Quando o livro acaba, parece que sei lá, uma parte de mim foi retirada rs. E eu não consegui de jeito nenhum fazer uma resenha boa, por isso nem postei. E lendo sua resenha deu uma enorme vontade de reler esse livro. De longe é um de meus favoritos <3

    Beijos http://doceescrita.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Espero gostar do livro tanto quanto você!
    Estou super animada para começar a ler, mas ainda vai demorar um pouquinho :s A lista está grande aqui...
    Acho esse tema forte, mas que deve ser de conhecimento de todos. E se você disse que nem parece tão forte, talvez seja um ponto positivo.
    Adorei os quotes que você escolheu para colocar aqui :D

    Beijos
    Geê - almaleitora.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito da capa desse livro, me deixou curiosa!

    ResponderExcluir