Na terceira aventura de As Crônicas de Nárnia, nós acompanhamos a jornada de Shasta, um garoto pobre filho de pescador, que ao descobrir que não é seu filho, parte em uma jornada em busca de um lugar do qual ficou sabendo por intermédio de seu cavalo. Sim, Shasta possui um cavalo que fala, seu nome é Bri, e junto de uma princesa fujona e outro cavalo falante, eles partem em uma viagem para Nárnia. Mas as coisas se tornam mais complicadas do que eles imaginavam, o caminho longo está repleto de surpresas e sem perceberem, nossos personagens se veem no meio de uma guerra iniciada por um príncipe egocêntrico que, para conseguir uma das rainhas do país, decide tentar conquistar a terra de Nárnia.
Sim, eu demoro bastante para ler os livros d'As Crônicas de Nárnia. Eu não devia fazer isso, porque todos os volumes que li até agora são muito bons. C. S. Lewis tem uma forma atual e leve de escrever, em alguns momentos conversando diretamente com o leitor. Talvez sua linguagem fácil seja por conta do livro ser mais voltado para o público infantil, mas de qualquer forma, sua escrita é louvável e sempre é um dos pontos que mais me agradam nos livros. E as histórias são bem curtas e bem trabalhadas, mesmo com poucas páginas, você se vê rapidamente envolvido para o que o autor quer passar e, mais uma vez batendo na tecla do tempo em que foi escrito, os personagem soam bastante atuais. Além de passar para nós a realidade, este livro contém uma dose incrível de fantasia.
Porque O Cavalo e seu Menino é assumidamente uma história de fantasia. Mais uma vez nos encontramos mergulhados no mundo rico de mitologia de Nárnia, que acompanhei a criação em "O Sobrinho do Mago", o primeiro conflito em "O Leão, A Feiticeira e o Guarda-Roupa" e agora nós vemos um centralização do personagem de Shasta e suas descobertas e com um diferencial: desta vez a história se passa totalmente dentro do mundo paralelo em que Nárnia e as outras cidades se encontram. Shasta é um personagem bem agradável, como um bom protagonista infantil, ele é teimoso e aventureiro. Aravis tem um bom desenvolvimento, assim como Hui e Bri, os cavalos tem uma participação de suma importância para a história.
Tendo em vista os outros livros até agora, este é o que teve menos importância para o desenvolvimento da série. Já que é concentrado em um personagem e mais em sua jornada do que o que acontece quando ele chega lá, poucas coisas que realmente afetam Nárnia acontecem de fato neste livro. Mas isso não quer dizer que ele tenha sido ruim, muito pelo contrário. Novamente destacando a escrita de C. S. Lewis, que me deixou de boca aberta, tamanha qualidade presente nela. Resumindo, apreciei bastante a leitura de O Cavalo e seu Menino e espero não demorar tanto para ler um livro da série (tenho o volume único desde 2011 e só fui começar a ler em 2012!). Por fim, recomendo esta leitura e estou bastante ansioso para o que me aguarda nos livros sucessores de Nárnia.
Editora: Martins Fontes
Autora: C. S. Lewis
Série: As Crônicas de Nárnia - Livro Três
Título original: The Horse and His Boy
Páginas: 189
4 de 5
Nenhum comentário:
Postar um comentário