O ano de 2011 já está se indo e resolvi fazer uma retrospectiva com os 11 livros que mais gostei no ano de 2011, só para combinar os números (rs). Acontece que eu adoro retrospectivas e fazê-las com os meus livros mais adorados é uma forma de fazer uma big indicação deles. Vou colocar as fotos dos livros juntamente com o motivo porquê os classifiquei como melhores.
O melhor livro da Saga Crepúsculo, na minha opinião! Tem ação, conflito, clímax e os meus personagens favoritas em suas melhores perfomances. Neste livro, a escolha de Bella é posta em foco e ela terá de decidir se irá optar pelo seu amado e vampiro, Edward, que lhe trará imortalidade, mas nunca poderá ver sua família; ou Jacob, seu amigo lobisomem que lhe dará um amor e vida humana normal, além de dar a ela todas as experiências que qualquer outra pessoa pode ter. Cheio de emoção, tristeza na hora da viagem de Bella à casa de sua mãe e, na minha opinião, não se trata de Seattle e Victoria e sim da escolha que Bella tem de fazer. Magnífico!
Li quando estava na minha febre de Percy Jackson no começo do ano e, fazendo um balanço geral dos livros este é o melhor. Já que o último foi uma mistura de alegria, ação e decepção bem no fim. A Batalha do Labirinto podia muito ser o último livro da série e mostra um Percy ávido para conseguir vantagens na guerra que está por se seguir. Um enredo maravilhoso e muito bem amarrado, ação do início ao fim. Eu adorei ler. Percy está prestes a começar o ano letivo em uma nova escola. Ele já não esperava que essa experiência fosse lá muito agradável, mas, ao dar de cara com cheerleaders monstruosas e mortas de fome, vê que tudo, sempre, pode ficar ainda pior.Nesse quarto volume da série, o tempo está se esgotando e a batalha entre os deuses do Olimpo e Cronos, o Senhor dos Titãs, fica cada vez mais próxima. Mesmo o Acampamento Meio-Sangue, o porto seguro dos heróis, se torna vulnerável à medida que os exércitos de Cronos se preparam para atacar suas fronteiras, até então impenetráveis. Para detê-los, Percy e seus amigos semideuses partirão em uma jornada pelo Labirinto um interminável universo subterrâneo que, a cada curva, revela as mais temíveis surpresas.
9º - Para Sempre - Alyson Noël (Intrínseca)
Passei muito tempo lendo resenhas e achando que odiava essa série, eu já tinha lido e gostado mas me perdi em meio a tantas opiniões ruins e acabei achando que o livro tinha sido um fracasso. Mas logo depois lembrei que foi uma delícia terminar Para Sempre e acabei me lembrando de que virei fã do trabalho de Alyson Noël. O livro é leve, rápido e muito bom de se ler. Ainda estou para terminar a série e esse é o melhor até agora, pois foi onde conheci a saga d'Os imortais. Ever Bloom tinha uma vida perfeita: era uma garota popular, acabara de se tornar líder de torcida do principal time da escola e morava numa casa maravilhosa, com o pai, a mãe, uma irmãzinha e a cadela Buttercup. Nada no mundo parecia capaz de interferir em sua felicidade, o céu era o limite! Até que um desastre de automóvel transformou tudo em um pesadelo angustiante. Ever perdeu toda a sua família. Mudou de cidade, de escola, de amigos, e agora, além de todas essas transformações em sua vida, ela precisa aprender a conviver com uma realidade insuportável: após o acidente, ela adquiriu dons especiais. Ever enxerga a aura das outras pessoas, pode ouvir seus pensamentos e, com um simples toque, é capaz de conhecer a vida inteira de alguém. É insuportável. Ela foge do contato humano, esconde-se sob um capuz e não tira dos ouvidos os fones do i-pod, cujo som alto encobre o som das mentes a seu redor. Até que surge Damen. Tudo parece cessar quando ele se aproxima. Só ele consegue calar as vozes que a perturbam tão intensamente. Ever não entende o porquê disso, mas é incapaz de resistir à paz que ele lhe proporciona, à sensação de, novamente, ser uma pessoa normal. Ela não faz ideia de quem ou o quê Damen realmente é. Sua única certeza é estar cada vez mais envolvida... e apaixonada.
8º - Sussurro - Becca Fitzpatrick (Intrínseca)
Juro que não estou sendo pago por esta editora para escrever bem sobre os livros deles. Bem, eu não vou falar que Sussurro foi um livro ruim pelo segundo, Crescendo ter sido de uma decepção terrível. O livro é ótimo, amarra você ás páginas e tem um vilã assustador, misterioso e que dá medo. Além da fórmula garota tímida que se apaixona por garoto misterioso e possivelmente com dotes sobrenaturais me encanta sempre que é bem usada em livros deste tipo. Se apaixonar nunca foi tão fácil… ou tão mortal. Para Nora Gray, romance não era parte do plano. Ela nunca se sentiu particularmente atraída por nenhum garoto de sua escola, não importa o quanto sua melhor amiga Vee os empurre para ela. Não até a chegada de Patch.Com seu sorriso tranquilo e olhos que parecem enxergar dentro dela, Nora é atraída por ele contra seu bom senso. Mas após uma série de acontecimentos aterrorizantes, Nora não sabe em quem confiar. Patch parece estar onde quer que ela esteja, e saber mais que ela do que seus amigos mais íntimos. Ela não consegue decidir entre cair nos braços dele ou correr e se esconder. E quando tenta encontrar algumas respostas, ela se acha próxima de uma verdade que é bem mais perturbadora do que qualquer coisa que Patch a faça sentir. Pois Nora está bem no meio de uma antiga batalha entre os imortais e aqueles que caíram – e, quando se trata de escolher lados, a escolha errada poderá custar sua vida.
7º - Todas as estrelas do céu - Enderson Rafael (Novas Ideias)
Eu não podia deixar este livro de fora. Ele é tão poético, feito nos moldes de Romeu & Julieta, um romance trágico, formatado para o Brasil, para a juventude brasileira, para algo que poderia acontecer. Uma coisa cotidiana, o final e o conjunto da obra são lindos e imperdíveis. Um ótimo trabalho de estreia e que já conquistou muitos leitores pelo país. Um dos melhores do ano e merece muito estar aqui! Podem dois irmãos adotivos se apaixonarem um pelo outro? Caroline e Leandro são dois adolescentes de uma bem resolvida família de classe média, ele adotado, ela filha biológica do casal Marco e Lúcia. Diante dos conflitos da adolescência, do colégio, do vestibular, ambos se vêem diante de mais um dilema: um amor impossível e todas as consequências da busca pela felicidade ao lado da pessoa amada. O desafio dos dois em entenderem o que passa consigo mesmo, em enfrentar os pais, a sociedade e sua própia consciência é exposta neste romance honesto, ágil e de final surpreendente. "Todas as estrelas do céu". Uma obra polêmica e doce ao mesmo tempo, com um tema inusitado, falado de igual para igual com os jovens ou mesmo para quem já passou da adolescência.
6º - Os Sete Selos - Luiza Salazar (Underworld)
Amei! Angelical e demoníaco, depois de tantos anjos nos sobrenaturais jovens... Eu nunca tinha lido um romance jovem e ao mesmo tempo com uma escrita de anjos não repetitiva e totalmente original. A ideia da agência que caça sobrenaturais e a ligação dos anjos com assuntos bíblicos, o céu e o inferno e o futuro frio para qual estamos sendo destinados. Apocalíptico e bombante! O sexto melhor de 2011! Lara Carver é uma jovem de 21 anos que trabalha para a Agência, um local especializado em estudar, localizar e conter fenômenos paranormais. Um evento inesperado tira Lara do conforto da Agência em Londres e a leva para Paris, onde ela descobre que uma força muito além de qualquer coisa que a Agência já enfrentou assolou a cidade à procura de um artefato milenar. Lara precisa se unir então a um velho amigo e ex-agente, Jason e a um demônio, Lucius, inimigo declarado de Lara desde sua infância, para descobrir quem está atrás do artefato e porque ele é tão importante. No entanto, a jornada de Lara vai lhe mostrar coisas que ela jamais esperava: sobre perigo, amor, amizade e acima de tudo, sobre os estranhos e poderosos segredos do seu próprio passado.
5º lugar - Sob o domínio das sombras - Márson Alquati (Giz Editorial)
Gostei mais do que o primeiro e por isso o escolhi ao invés do outro, o mundo já está sob o domínio de Lucifer e o poderoso Virus D já está fazendo suas vítimas. Cabe agora a Rafael Thomas aguardar a batalha final, reunindo forças e protegendo seus queridos, além de se preparar para o final de tudo. Márson deixa de se mudar tanto de país, de descrever absurdamente. Passa a focar mais nas emoções dos personagens, no que a batalha faz com suas personalidades e isso deixa o livro mais humano. Épico e emocionante. Espero com todas as minhas forças o último livro que quero comprar logo! Anjos e Demônios existem e estão prestes a destruir a Terra na batalha definitiva entre o bem e o mal... O último ato do Apocalipse tem o seu início seis meses após a Batalha da Fortaleza da Montanha, quando Lúcifer, em sua sede de vingança contra os anjos, descobre a localização do verdadeiro Cofre da Morte, e, respaldado pelo seu novo exército, parte para resgatá-lo. Porém, em seu caminho encontram-se mais uma vez os Guerreiros da Luz. Thomas e os Escolhidos da Profecia, auxiliados pelos anjos, cruzam o planeta de ponta a ponta, do México ao Egito, sem medir esforços na tentativa de detê-lo. Todavia, algo acaba dando errado e os demons se apossam do terrível “Vírus D”, iniciando, enfim, o profetizado evento do Armagedon. Uma a uma, as maiores metrópoles européias são arrasadas e suas populações dizimadas no pior massacre da História. A raça humana passa a correr perigo, ficando à mercê da extinção total. Sua única e derradeira esperança repousa agora nos Guerreiros da Luz e nos destemidos anjos de Ethernyt. Mas serão eles realmente capazes de deter o Fim dos Tempos? Muita ação, suspense e aventura em uma história repleta de temas polêmicos que vão desde a origem do homem, os grandes mistérios da antiguidade e o advento das religiões, até a existência de vida extraterrena, culminando em uma visão sombria sobre o destino da humanidade...
4º lugar - Beijada por um anjo - Elizabeth Chandler (Novo Conceito)
Eu quase enlouqueci quando terminei de ler esse livro, ele é tão profundo, e ao mesmo tempo simples, é romântico e a crueldade anda ao lado. Nunca tinha visto os anjos retratados desta forma, como seres de guarda e gostei muito da inovação. A escrita de Elizabeth é para se pegar o livro e devorar em apenas uma noite, eu adorei tudo nele e se tornou o quarto favorito desse ano. Beijada por um anjo é o primeiro volume da série, escrita por Elizabeth Chandler. Ivy sempre acreditou em anjos… Quando ela conhece Tristan, descobre que ele é o amor da sua vida. Quando ele morre, seu coração está quebrado e sua crença em anjos desaparece. E sem essa crença, ela é incapaz de sentir a presença de Tristan, quando ele retorna – como um anjo.Agora, Ivy está correndo um terrível perigo, e Tristan está lutando para salvá-la. Como ele conseguirá protegê-la se ela perdeu a fé em anjos? E se ele conseguir salvá-la, ele terá terminado sua missão aqui na terra e terá que partir para sempre deixando-a para trás. Afinal, Salvar Ivy seria o mesmo que perdê-la justamente quando consegue reencontrá-la?
3º - A iniciação - L.J Smith (Galera Record)
Esse livro também foi uma surpresa por meus outros contatos com a escrita de Smith não foram nada bons. Mas, pelo contrário, tudo neste livro me agradou, sua escrita, os personagens, a mitologia, o casal principal, as bruxas, a diagramação, a capa. Amei imensamente e classifico agora como terceiro melhor, é uma classificação boa pois, se formos colocar em uma lista de 100+, os Diários do Vampiro que ela escreveu, os dois primeiros, pelo menos estariam lá pelo 90 e 80! Mas enfim, adorei esse e quero mais da série logo. #AndaLogoGaleraRecord! A história começa quando Cassie se muda da Califórnia para New Salem, depois de passar as férias em Cape Cod, e começa a se sentir estranhamente atraída pelo grupo de jovens que domina sua nova escola. Cassie logo é iniciada no Círculo Secreto, uma irmandade de bruxas que controla a cidade há séculos, numa aventura ao mesmo tempo fascinante e mortal. Ao se apaixonar pelo sombrio Adam, será preciso escolher entre resistir à tentação ou lutar contra forças obscuras para conseguir o que deseja - mesmo que um simples passo em falso possa significar a sua destruição. *Primeiro volume da trilogia Círculo Secreto, de L.J. Smith, a criadora do fenômeno mundial e best seller do New York Times, Diários do vampiro que deu origem à série de TV da Warner Vampire Diaries. Livro que deu origem à série de TV Secret Circle!
2º - Não sou este tipo de garota - Siohban Vivian (Novo Conceito)
Eu acho que a Novo Conceito errou na divulgação. Eles apostaram em Julieta Imortal para o fim de ano, mas muitos (inclusive eu) leitores da obra não acharam lá aquilo que a editora promete. Já Não Sou Este Tipo de Garota, ele não promete muito e se revela um livro muito bom. Um dos poucos normais no meio de todo esse sobrenatural dos Jovem-Adulto, o livro se destaca por ser uma boa leitura, rápida, leve, fácil e que te dá uma lição obrigatória no final. Amei a Natalie, apesar de ter antipatia por ela no início, os personagens e o enredo, tudo de bom! O segundo melhor e mais indicado para a leitura em 2011! Perversa ou inofensiva? Confiável ou hipócrita? Controlada ou insensata? A vida é sobre suas decisões e escolhas, e Natalie Sterling se orgulha de sempre fazer as melhores. Ela ignora os caras populares e babacas da escola, sempre ganha medalhas de honra e está prestes a ser a primeira estudante jovem a ser presidente do conselho estudantil em anos. Se apenas todas as outras garotas fossem tão sensíveis e fortes. Como o grupo de novatas que querem ser brinquedos dos jogadores de futebol. Ou sua melhor amiga, que tomou uma decisão idiota que quase arruinou sua vida. Mas ser sensível e forte não é fácil. Não quando uma brincadeira quase a faz ser expulsa. Não quando seus conselhos dóem mais do que ajudam. Não quando um cara que ela já deu um fora se torna o cara que ela não consegue parar de pensar. A linha entre o certo e o errado foi distorcida, e cruzá-la poderá resultar em um desastre… ou se tornar a melhor escolha que ela já imaginou fazer.
1º - Jogos Vorazes - Suzanne Collins (Rocco)
A série Jogos Vorazes, principalmente os que foram lançados este ano, estiveram em muitos retrospectivas e indicações de fim de ano, dos meus amigos blogueiros literários. Eu sempre achei que toda essa atenção fosse muito para a série de Suzanne Collins, o filme, as críticas boas elogiando tudo o que Suzanne fez nestes livros... Mas, este ano tive a chance de comprovar que tudo não se passava de um grande equívoco, como muitos que já cometi com vários outros livros. Jogos Vorazes é um livro épico, que tem ação até o fim, uma história que não tem nada de sobrenatural e encantou o público dos YA Books, mesmo assim. Mas, quer saber qual a fórmula secreta de Jogos Vorazes e que o fez meu melhor e mais indicado livro de 2011? É a sua originalidade. Eu nunca tinha visto um formato de livro assim. Ele é divido em três partes e mostra uma sociedade pós-apocalíptica cruel e fria, assim como Sete Selos nos mostra, mas em JV isso tudo é mais aprimorado. Afinal, a personagem principal, Katniss, e os outros distritos subordinados é que sofrem com essa sociedade. Eu adorei, amei e recomendo muito. Prometo que você não se decepciona. Katniss escuta os tiros de canhão enquanto raspa o sangue do garoto do distrito 9. Na abertura dos Jogos Vorazes, a organização não recolhe os corpos dos combatentes caídos e dá tiros de canhão até o final. Cada tiro, um morto. Onze tiros no primeiro dia. Treze jovens restaram, entre eles, Katniss. Para quem os tiros de canhão serão no dia seguinte?...Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte! Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?
Então é isso, pessoal! Enquanto esta postagem estiver indo ar, estarei comemorando o ano novo em viagem, por isso a programei para vocês não ficarem sem nada até eu voltar. Espero que tenham gostado e FELIZ 2012, até lá e aguardem as surpresas que trarei para o blog.