21.1.13

Resenha: Em Chamas - Suzanne Collins (Jogos Vorazes #2)

Em ChamasEditora: Rocco Jovens Leitores
Autora: Suzanne Collins
Série: Jogos Vorazes - Livro Dois
Páginas: 413
Tempo de leitura: 4 dias (não consecutivos)
Depois do improvável e inusitado resultado dos últimos Jogos Vorazes, algo parece ter mudado para sempre em Panem. Aqui e ali, distúrbios e agitações nos distritos dão sinais de que uma revolta é iminente. Katniss e Peeta, representantes do paupérrimo Distrito 12, não apenas venceram os Jogos, mas ridicularizaram o governo e conseguiram fazer todos - incluindo o próprio Peeta - acreditarem que são um casal apaixonado. A confusão na cabeça de Katniss não é menos do que a das ruas. Em meio ao turbilhão, ela pensa cada vez mais em seu melhor amigo, o jovem caçador Gale, mas é obrigada a fingir que o romance com Peeta é real. Já o governo parece especialmente preocupado com a influência que os dois adolescentes vitoriosos - transformados em verdadeiros ídolos nacionais - podem ter na população. Por isso, existem planos especiais para mantê-los sob controle, mesmo que isso signifique forçá-los a lutar novamente
.Eu demorei muito tempo para ler esse livro, muito tempo mesmo, comprei ele, no início do ano passado e, sendo o seu antecedente um livro do qual eu tenha gostado muito, foi um pouco fora do normal o tempo que esperei para lê-lo, mesmo já o tendo em mãos. De certa forma, eu me arrependo porque é extremamente errado o nível de procrastinação que atingi com o livro e obra nenhuma merece isso, mas pelo outro lado, não me arrependi totalmente, já que Em Chamas antes e depois de ser lido foi classificado por mim como um livro nem tão must-read (precisa ser lido) assim.

Calma! Não estou dizendo que você não deve ler esse livro, muitas pessoas amam esse livro e acham o melhor da série ou algo assim. Portanto, confie na sua intuição e leia no seu tempo. Acho que escolhi o tempo certo. Entrei em Em Chamas de cabeça aberta, prestando mais atenção aos detalhes, com um olhar mais amadurecido (mesmo tendo lido o livro no ano passado, rá), eu esperava que o livro amadurecesse junto comigo, isso aconteceu. Mas não consegui ver a evolução no enredo que tanto esperava e que tanto costuma acontecer no decorrer de séries.

Eu não gostei nada das 200 primeiras páginas de Em Chamas, elas foram, na minha opinião, a maior encheção de linguiça da face da Terra! Mesmo conseguindo levar bem nas primeiras páginas, eu esperava que as coisas acontecessem no mesmo ritmo frenético do primeiro, isso não aconteceu e acabou me decepcionando. Profundamente. Fiquei me perguntando todo onde estava aquela história que me fez ficar perdidamente apaixonado, no ano passado. Os personagens mudam após tudo o que aconteceu no primeiro livro, mas não é nada além disso. 

Diria até que houve um saldo negativo em relação ao primeiro, Katniss não é tão convincente ou carismática (o carisma que nos faz torcer por ela). A história me pareceu extremamente superficial e mesmo com a "volta à realidade" de Collins a partir da página 200 e pouco e ter me ganhado com o desfecho rápido, impressionante e lotado pontas soltas para o próximo livro, não conseguirei classificar esse livro tão bem quanto Jogos Vorazes. Algo extremamente ruim, como já disse, uma vez que a gente sempre esperava que os livros de uma série evoluam. Mesmo com todos os pontos fracos, espero uma mudança no último livro, o jeito como tudo terminou me deixou com muita vontade de ler A Esperança. Recomendo que leiam e espero, ao final, o saldo seja mais positivo que negativo.

3,5 de 5

4 comentários:

  1. Caracas, eu amei. Eu amei todos os livros da trilogia. Saí lendo um atras do outro, é demais.

    Beijos,
    Mandi - Book and Cupcake.

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bom?
    maravilhosa resenha adorei (:
    Nossa fiquei com uma super vontade de ler o livro.

    Território das garotas
    @territoriodg
    Bjss *-*
    Passa lá no blog?
    http://territoriodascompradorasdelivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Olá, eu nunca me interessei em ler ou assistir jogos vorazes oO Mas é uma ótima resenha, vou procurar o livro pra ver se gosto (:
    Gostei do blog, muito legal tuas imagens, estou te seguindo! :}}
    bjs

    http://corujaessencia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Ainda não li nenhum livro dessa trilogia! :/
    Mas estou morrendo de vontade de ler!

    ResponderExcluir