17.1.13

Resenha: Finale - Becca Fitzpatrick (Hush, Hush #4)

FinaleEditora: Intrínseca
Autora: Becca Fitzpatrick
Série: Hush, Hush - Livro Quatro (Final)
Título original: Finale
Páginas: 303
Tempo de leitura: 2 dias
Nora e Patch pensavam que seus problemas tinham ficado para trás. Hank estava morto, e seu desejo de vingança não precisava ser levado adiante. Na ausência do Mão Negra, porém, Nora foi forçada a se tornar líder do exército nefilim, e era seu dever terminar o que o pai começara — o que, essencialmente, significava destruir a raça dos anjos caídos. Destruir Patch. Nora nunca deixaria isso acontecer, então ela e Patch bolam um plano: os dois farão com que todo mundo acredite que não estão mais juntos, manipulando, dessa forma, seus respectivos grupos. Nora pretende convencer os nefilins de que a luta contra os anjos caídos é um erro, e Patch tentará descobrir tudo o que puder sobre o lado oposto. O objetivo deles é encerrar a guerra antes mesmo que ela venha a eclodir. Mas até mesmo os melhores planos podem dar errado. Quando as linhas do combate são finalmente traçadas, Nora e Patch precisam encarar suas diferenças ancestrais e decidir entre ignorá-las ou deixá-las destruir o amor pelo qual sempre lutaram.

Resenha livre de spoilers!

Ai meu Deus *respira fundo*. Essa deve ser uma das resenhas mais difíceis de escrever da minha vida! Simplesmente porque gostei muito do livro e porque esse é um final de série, então, não sei muito bem como explicar isso em palavras. É amor, simplesmente! Mas vou tentar falar o que achei para vocês, afinal essa é uma resenha, oras!

Primeiramente, destaque à louvável escrita da Becca Fitzpatrick, em meio aos altos e baixos da série, sua escrita sempre foi muito boa e devorável. Ela tem uma habilidade incrível de nos fazer ficar pregados nos mistérios que ela implanta e, assim como em todos os outros livros, essa atmosfera obscura e o mistério se manteve nesse livro. Até demais! Finale é muito bem dividido, porém, contém uma quantidade de acontecimentos enorme, muitos acontecendo ao mesmo tempo. 
— Você está pergunta porque quer saber... — fez uma pausa intencional —... ou é pra dividir nosso segredo com Patch?
Hesitei e Dante ficou consternado.
— Você precisa escolher, Nora. Não pode ser leal a nós e ao que quer que ainda exista entre você e Patch.  Tem se saído muito bem, mas, no fim, terá que escolher a quem será leal. Ou está com os nefilins ou está contra nós.
A escrita frenética, os capítulos que sempre traziam alguma surpresa, mesmo se tivessem apenas 3 páginas, me faziam ficar vidrado no livro. As atitudes de Nora, na metade do livro me fazem lembrar de sua fraca performance em Crescendo mas, desta vez, são mais atitudes boas do que ruins. Ela passa a saber quem ela é e quais as atitudes de suas ações, assim como as julga em boa parte do livro. Patch ainda é aquele personagem denso e fascinante, como não quero dar spoilers, só posso dizer que os personagens secundários, que podem ter ficado escondidos durante os livros, vão te dar uma baita surpresa.

Ao terminar esse livro, senti um libertador sentimento de dever cumprido, assim como uma tristeza tremenda por não ter mais como saber da história de Nora e Patch. Eu amo Hush, Hush, amo esse universo criado pela autora, amo os personagens, amo a trama, amo a mitologia complicada de anjos, nefilins e vassalos e amo cada livro, apesar de tudo o que falam e o que achei de ruim. A última página nos faz perceber um saldo extremamente positivo, favorito esse livro e o guardarei na minha memória, assim como toda a saga, para uma futura releitura! O livro, fazendo alusão ao seu título, foi um tremendo de um gran finale para a saga. Recomendo toda a série, reserve um tempo para ela, garanto que não vai se arrepender!

5 de 5 + favorito
[...] Nunca me acostumava ao calor líquido vibrante e inebriante de estar perto dele, não importava quantas vezes nos tocássemos, namorássemos ou nos beijássemos. Na verdade, aquela eletricidade se intensificava. Eu queria Patch, e não confiava em mim quando isso acontecia.

7 comentários:

  1. Como é bom ter mais opiniões! De um jeito ou de outro, lerei "Finale" independente das resenhas e fico abismado como leu tão rápido! Parece que esses comportamentos da Nora que remetem a "Crescendo" podem ser visto de uma maneira diferente, mais madura, como você falou, apesar de que ser fã de algo pode nos cegar um pouco quanto aos seus defeitos. Enfim, sua boa resenha só me fez ansiar ainda mais pela leitura, parabéns e um abraço!

    # Livros, letras e Metas

    ResponderExcluir
  2. Eu ainda nem li Crescendo, meu Deus! Eu preciso ler de novo Sussurro e continuar a ler a série.

    Beijos,
    Mandi - Book and Cupcake.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa. Recomendo a você dar um desconto à "Crescendo", que é o pior da série, depois melhora muito!

      Excluir
  3. Não li nenhum desses livros, mas como todos dizem que é bom, quero ler!
    Beijos
    Rizia - Livroterapias
    http://livroterapias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lê sem medo, você não vai se arrepender :))

      Excluir
  4. AMEI SO FALTA O ULTIMO LI OS TRES PRIMEIROS LIVROS EM QUATRO DIAS E ONDE COMPREI ELES AINDA N TINHA O FINALE

    ResponderExcluir