15.7.14

Gilmore Girls, 4ª temporada

A cada temporada de Gilmore Girls só consigo ficar mais apaixonado pela série, seu universo e seus personagens. Desde o começo do ano assistindo a série pela primeira vez, desde a primeira temporada, já estou completamente familiar com a trama, praticamente vivendo em Stars Hollow. E mesmo já tendo passado tanto tempo por lá, estou bem longe de enjoar. Continuo assistindo às temporadas ininterruptamente, começando outra no mesmo dia em que terminei. Enfim, aqui estou para  a quarta temporada e já estou triste por saber que só faltam mais três para terminar.

É possível notar uma mudança na forma como a história é contada do começo para essa temporada. Os roteiristas optaram por dar um pouco mais de flexibilidade às tramas, o que torna a presença do humor muito mais habitual. As situações loucas em que os personagens se metem em cada personagem garantem boas risadas, o que não era muito comum antes, já que a gente costumava ver um lado mais "real" de tudo. Se na temporada passada nós tivemos um enfoque maior nos coadjuvantes e nas anteriores o foco estava todo nas protagonistas, na quarta temporada, o balanço parece ser a melhor escolha.

Se na season finale passada uma sensação de ciclo fechado tomou conta, nesta, dá para perceber que realmente é uma nova "era". Além das mudanças de dinâmica do enredo, nós também temos o amadurecimento das garotas Gilmore. Rory, ao finalmente entrar na faculdade, além de um corte de cabelo novo, ganha uma face muito mais adulta (apesar de cometer suas burradas, como sempre). Lorelai está às voltas de abrir sua pousada, o que é seu grande sonho e, particularmente, achei esse plot bem interessante e bem desenvolvido. 

O melhor de tudo em uma temporada é, ao final, notar a quantidade de mudanças da situação inicial e a temporada 4 definitivamente tem bastante coisa nova. A volta de Paris foi um grande alívio, porque ela era a melhor personagem da trama de Chilton, mesmo aquele plot desnecessário sendo dado a ela por metade da temporada. Também temos Lane a sra. Kim que finalmente têm seu status quo quebrado, rendendo uma das cenas mais lindas e emocionantes de todas as temporadas. O novo personagem, Jason, foi introduzido muto bem, era muito legal e não gostei de como decidiram terminar as coisas para ele.

De repente, ele era um idiota e achei muito sem motivo aquelas coisas acontecerem. Mesmo que ele fosse o empecilho para que o meu casal favorito acontecesse, não fica legal criar um personagem tão bom e legal e simplesmente largá-lo de mão desleixadamente. Essa foi uma temporada com episódios de qualidade mista, aqueles decisivos e os parados muito bem distribuídos, o que fez com que essa temporada tivesse a maior pontuação no Banco de Séries. A season finale superou todas as outras, tendo em vista que GG tinha uma deficiência com episódios finais (salvo o da terceira temporada <3). Essa temporada reconquistou o meu amor e avidez em assistir episódios perdida lá na segunda temporada, conquistada parcialmente na terceira. Estou muito ansioso para a quinta temporada, inclusive já comecei a assistir e morro de curiosidade para saber o que acontecerá no final da série. Mesmo desejando que mais episódios estivessem sendo feitos...

5 de 5

Um comentário:

  1. Nunca vi essa série, mais vou tentar ver se acho e vejo.
    seguindo,
    http://alguem-escreveu-coisas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir