5.1.14

Matangi!

 
Nunca tinha ouvido M.I.A antes ou, pelo menos, me dado ao trabalho de associar alguma das músicas dela que já tinha ouvido até então. Mas em 2013, minha amiga me apresentou ela e fui ouvir com mais calma. O resultado: Acabei me apaixonando perdidamente pelo trabalho de M.I.A, se antes apenas apreciava o som de Bad Girls, agora sua sonoridade característica já me encanta profundamente e me encontro completamente aficionado por essa cantora/rapper de músicas estranhas cheia de referências alternativas, que trouxe o underground ao mainstream, mesmo que involuntariamente. Matangi, o primeiro trabalho de M.I.A que eu ouvi por inteiro, o primeiro até agora, espero. Traz um apanhado de canções diferentes porém semelhantes entre si, já fazendo referências ao próprio trabalho, M.I.A, todas com seus instrumentais divergentes do que se costuma ouvir por aí na cena eletrônica que tanto faz sucesso. E, o que mais me encanta no Matangi e na carreira da M.I.A em geral é que ela é uma personalidade sem temores. Suas letras estão sempre com algum típico de crítica e, quase sempre, comentários ácidas acerca de algo. Em "Boom Skit", uma faixa do álbum, ela se dispõe a dissertar sobre todo o ocorrido com Madonna e o seu dedo do meio no SuperBowl em 2012, além de críticas que ela ouve sobre o seu som e sua personalidade. O maior desabafo do álbum e, mesmo sendo uma faixa curta, se mostra uma das melhores!


Agora, indo um pouco mais afundo nas canções. Bad Girls foi a primeira do Matangi que eu ouvi, porque meio que foi um hit em 2012, logo de início me interessei muito pela música, porque ela era muito diferente. Estaria M.I.A se referindo a ela mesma na letra de Bad Girls? De qualquer forma, a música é genial e uma das melhores do Matangi. A faixa-título soa super estranha quando ouvida pela primeira vez, mas os "Matangiiii" sendo pronunciados ficam na cabeça depois de um tempo. Only 1 U se complementa com a faixa-título e é uma das minhas favoritas, juntamente com Sexodus/ Exodus que são a mesma música, com versos diferentes e aTENTion, que brinca com a palavra durante toda a canção. Agora, precisamos falar sobre duas verdadeiras obras-primas que são, de longe, as melhores (à primeira ouvida, porque, depois de um tempo, simplesmente não consigo definir nenhuma como a minha preferida) Double Bubble Trouble, que tem reggae e uma viradinha super dançante, SUPER DANÇANTE MESMO! E Y.A.L.A é aquela música matadora, onde tudo é perfeito, o instrumental, a letra, a força crítica. Super inspirada! Bring the Noize é pra se jogar e dançar mesmo, é bem "revisitação" da própria M.I.A para ela mesma. Gente, as outras eu não citei porque essa resenha ficaria grande demais, mas as amo igualmente. Resumindo, Matangi é um álbum must-listen pra todo mundo, gostando ou não de rap, de alternativa ou da própria M.I.A, porque eu tinha muitos preconceitos contra ela e consegui superá-los depois de ouvir o álbum. Então talvez você possa também. Então, faça o favor, e VÁ ESCUTAR!


http://bobagenselivros.blogspot.com.br/search/label/Matheus%20Goulart

2 comentários: