22.1.14

Resenha: Olho Por Olho - Jenny Han & Siohban Vivian (Burn For Burn #1)

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjzL_WNx6s7cTpP6oIh_giwCLJHGHFKGkvCzCl0cBdUhutmJgXFnxA05lryIv5AE3GTZVG_lHBJ4e4h-7wWEUQXJuheS3c3k-SBJECN6A14OaZ0vXgUqWe8hGDRMZ0hd8oybQ_1I1siipRT/s1600/Olho-por-Olho-Frente.jpgTrês garotas. Um objetivo em comum: Vingança. Lillia, Kat e Mary vivem vidas diferentes. A primeira é uma popular líder de torcida, a segunda é a ex-amiga rejeitada das populares e Mary é a que volta com o propósito de vingança, por ter sofrido bullying na infância de um dos amigos de Lillia. Apesar de Mary voltar para se vingar, ou dar uma lição, o plano só concretiza com a ideia de Kat e posteriormente com a entrada de Lillia ao grupo. A partir daí, elas vão dar o troco nas pessoas com quem têm problemas, uma ajudando a outra, até que a vingança esteja completa. "[...]procure entender - se possível - os verdadeiros motivos que transformaram essas três meninas" diz a sinopse. E não sei se fazer a gente pensar no quão injustificável era cada coisa que elas faziam era a grande coisa do livro, mas foi exatamente isso o que aconteceu. 

Até agora, só vi em uma delas um grande motivo para todo aquele ódio e as frases de efeito como "hoje irei acabar com todos os que me fizeram sofrer" soam apenas como frases de efeito, uma vez que nada realmente grave (com exceção de um acontecimento isolado) acontece na trama. Devo admitir que o começo me empolgou muito, as narrações alternadas, que aos poucos iam entrelaçando as suas histórias e contando seus motivos para se virarem contra algumas pessoas, me fez virar as páginas que nem um louco, querendo saber onde tudo aquilo ia acabar. Nós acompanhamos os planos em ordem cronológica que, posteriormente, pode ser classificado também como uma ordem de importância. A cada plano concretizado, nós podemos perceber que os feitos das meninas vão se tornando mais cruéis. 

Voltando ao fato das promessas que o livro faz. Em boa parte das narrações, nós podemos contar com frases bem fortes, que implicam ações fortes, marcantes. Se por um lado as ações foram bem leves, levando-se em conta toda a trama de vingança prometida, é justificável quando se vê que o que os que levam os castigos não fizeram coisas tão terríveis. Com exceção de uma em especial, as vinganças das meninas parecem servir apenas para preencher o livro, uma vez que se tornaram sem sentido pra mim. Elas precisavam mesmo ter feito aquilo? As personagens são bem cativantes, embora Lillia e Kat não tenham me convencido muito, Kat é uma daquelas personagens fortes que mesmo depois de levar vários baques continua em pé. Mary é o trunfo do livro.

Ela fica de lado por boa parte do livro, mas mostra grande importância, com um twist digníssimo de enredo. Mas se a história de Mary foi a que mais me agradou e convenceu, alguns detalhes colocados no desfecho me irritaram (bastante). Não sei qual foi a motivação das autoras, se quiseram fazer algum tipo de semelhança a um livro famoso do Stephen King, se tudo aquilo era linguagem figurada, alucinação... Mas a forma como foi despejado, superficialmente concluído nas últimas páginas, fez-se um dos cliffhangers mais safados que eu já li. E não estou falando de forma positiva. Me irritou tanto as titicas que as autoras tentaram criar, mudando totalmente o clima anterior de leitura, guardando perguntas para o próximo... Só espero que elas não empaquem ainda mais no segundo para trazer respostas no terceiro porque isso realmente me deixaria bem chateado. Olho por olho me entreteu e por alguns detalhes, não me agradou. Mas eu vi gente que gostou bastante, por isso não retiro minha recomendação. De qualquer forma, curiosidade me consome para saber o que será feito em Dente por dente.


Editora: Novo Conceito
Autora: Jenny Han & Siohban Vivian
Série: Burn For Burn - Livro Um
Título original: Burn For Burn
Páginas: 320
3,5 de 5

Nenhum comentário:

Postar um comentário