17.1.14

Resenha: As Bruxas de Oxford - Larissa Siriani (Trilogia Coração da Magia #1)

A história de Larissa Siriani, passa-se em Oxford, uma cidade pequena nos Estados Unidos onde há uma casa cheia de lendas sobre supostas bruxas que ali viveram e foram queimadas, jurando vingança aos moradores da cidade. Muito anos depois, uma garota tímida e albina, chamada Malena, muda-se com seus pais e os seis irmãos (todos homens) para a casa onde aquelas terríveis lendas se passam. Não bastasse morar em um lugar bem assustador, Malena começa a testemunhar o surgimento de "poderes", capacitando-a de mover e destruir coisas com a força do pensamento. Além de tudo, o passado da casa começa a vir à tona, assustando a garota cada vez mais. Esse livro foi uma leitura bem rápida, coisa de um dia. E, vendo o pouco tempo que levei para concluir, você deve imaginar que eu gostei muito, que fiquei muito envolvido pela leitura. A resposta é:

Não! O motivo de eu ter lido As Bruxas de Oxford em uma velocidade assustadora, é do livro ser bem raso e leve, facilitando a leitura sem cansar. Eu comecei o livro meio sem saber o que esperar, já fazia tempos que tinha vontade de ler, sempre adorei a capa antiga (e prefiro a antiga do que a nova, muito!) e tudo mais. Aí encontrei com a autora na Bienal e comprei o seu livro. Demorou um pouco, mas finalmente li. A curiosidade inicial me fez passar pelas páginas em que pouca coisa realmente acontece, as primeiras cinquenta, coloquei na minha cabeça que deveria melhor depois de um tempo e continuei lendo, esperançoso. Esperando algo grande ou que pelo menos me divertisse um pouco. O enredo deste livro, apesar de ser introdutório (algo que nem sempre está relacionado à enredo ruim), me deixou completamente entediado.


Eu não sei o motivo, sinceramente. Porque este livro contém tudo o que já me encantou em outros livros do gênero, o romance, o sobrenatural, o mistério. Mas talvez esse tenha sido o problema, ele contém exatamente as mesmas fórmulas dos livros do gênero. E, infelizmente, essas fórmulas não foram bem introduzidas, ao meu ver. O romance é bem clichê e sem sal, acontece rapidamente. É tipo, te conheci e já te amo. O jeito como a história se desenrola também não me agradou, a autora colocou muita coisa sem importância no começo, pra no final querer fazer uma bagunça enorme cheia de informações e coisas acontecendo que, por sua rapidez, acabaram nem tornando-se assim tão convincentes. O desfecho é aquela coisa, acontece muito rápido, a gente nem vê e já chegou. Alguns furos aparecem nas últimas páginas, o que me leva a pensar que parece que a autora escreveu o livro todo pra no final, já cansada de escrever, não se dar ao trabalho de pensar direito na coerência. 

Queria muito ter gostado de As Bruxas de Oxford, mas o livro mostrou um enredo raso e pouco empolgante, uma história sem brilho e personagens que não me cativaram em momento algum. A mitologia, por sua vez, é bem coesa e interessante e foi bem muito bem bolada pela autora. Por isso, sou a favor de manter a primeira capa. O vidro quebrado tem muuuito mais a ver com a história do que essa capa atual. O que a garota de batom lilás tem a ver com Malena e as irmãs bruxas? Sinceramente. Apenas pra seguir moda... Enfim, não vou deixar aqui a minha recomendação. Mas, claro, se você quiser pode ler sem problemas, afinal, mais da metade das resenhas do skoob são positivas e dizem ter amado com todas as forças esse livro. É a vida. Não sei se leio o próximo, a sinopse me chamou bastante, mas tenho medo de ser apenas uma sinopse boa. 

Editora: Literata
Autora: Larissa Siriani
Série: Trilogia Coração da Magia - Livro Um
Título original: As Bruxas de Oxford
Páginas: 247
  2 de 5

Nenhum comentário:

Postar um comentário